SOBRE NÓS

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, por meio de sua Seção de Obras Raras, desempenha um papel de grande relevância na preservação e disseminação da informação no estado do Pará. Ao abrigar uma valiosa coleção de documentos raros e antigos, a biblioteca se torna um importante centro de conhecimento e pesquisa para estudantes, pesquisadores e curiosos interessados em aprofundar seus estudos nas mais diversas áreas.

A existência de obras históricas datadas dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX enriquece a experiência daqueles que buscam uma conexão com o passado, permitindo que compreendam melhor a evolução do conhecimento humano e a história da região amazônica. Essas obras, muitas das quais provenientes de coleções particulares, têm contribuições significativas para o enriquecimento cultural da biblioteca e refletem a dedicação de diversos colecionadores em preservar a herança cultural da região.

A Seção de Obras Raras também exerce um papel fundamental na formação e desenvolvimento do espírito científico na comunidade acadêmica e além dela. Ao oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a biblioteca promove o acesso ao conhecimento acumulado ao longo dos séculos, permitindo que novas gerações de pesquisadores se aprofundem em suas áreas de estudo e façam novas descobertas a partir das obras raras disponíveis.

Uma das iniciativas mais relevantes da biblioteca é o Projeto “Obras Raras Acervo Digital", que busca disponibilizar ferramentas de consulta online para o acervo. Ao digitalizar essas obras, a biblioteca não apenas preserva sua integridade, mas também permite que um público mais amplo tenha acesso ao patrimônio cultural valioso que ela guarda. A disponibilização online é uma forma de democratizar o acesso ao conhecimento e garantir que a memória cultural seja preservada para as futuras gerações.

Além de seu papel fundamental na preservação histórica e cultural, a atuação da Biblioteca Pública Arthur Vianna contribui para o desenvolvimento cultural e científico do estado do Pará. Ao promover o acesso ao conhecimento, a biblioteca fortalece a formação intelectual da população, incentiva a pesquisa e a produção acadêmica e fomenta a produção de novos conhecimentos, que podem impactar positivamente a sociedade como um todo.

Dessa forma, a Biblioteca Pública Arthur Vianna se consolida como uma instituição de grande relevância na promoção e disseminação da informação no estado do Pará. Seu compromisso em preservar a história e o conhecimento, tornando-os mais acessíveis por meio da digitalização de obras raras, é uma contribuição inestimável para a memória cultural do país e para o avanço do conhecimento humano.

GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ

Helder Zahluth Barbalho

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ – FCP

Thiago Farias Miranda

DIRETORIA DE LEITURA E INFORMAÇÃO – DLI

Suzana Tota da Silva

COORDENADORIA DA BIBLIOTECA PÚBLICA ARTHUR VIANNA – CBPV

Maria do Socorro Baia dos Santos

COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO TÉCNICO – CPROS

Simone Maria Matos Moreira

OBRAS RARAS – ACERVO DIGITAL

DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Elson Andrey Souza dos Anjos

DIGITALIZAÇÃO DE OBRAS RARAS

André Gabriel Odon de Freitas

João Victor Costa Raiol

Rodrigo Souza de Lima Junior

NÚCLEO DE PESQUISA

Alam Lima

Luiza Amador

Bruna Duarte

NÚCLEO DE BIBLIOTECONOMIA

Antônia Farias da Costa Souza

Carmelinda do Socorro Barbosa da Cruz

Suami Corrêia Oliveira