Author Picture

Francisco de Paula Lemes Bolonha, 1923 - 2006

Francisco de Paula Lemos Bolonha foi um arquiteto brasileiro. Autor de inúmeros projetos públicos e privados, seus projetos se destacam pelas formas arrojadas e perfeição plástica.
Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro. Integrou a primeira turma de alunos graduados pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), criada em dezembro de 1945 e sucessora do curso de arquitetura da ENBA. Ainda estudante, colaborou com o arquiteto Jorge Machado Moreira no projeto do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e com o arquiteto Affonso Eduardo Reidy no projeto da sede da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (também conhecida como VFRGS), que não foi construído. Ainda com Reidy, em 1946, colaborou com o projeto do Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Conjunto do Pedregulho, no bairro carioca de São Cristóvão.