Author Picture

Antonio de Almeida Facióla, 1865 - 1936

Arquiteto, político, músico, professor.
Estudou no Conservatório de Música de Milão, Itália, onde conheceu Carlos Gomes. Foi professor de música em São Luís, integrando em seguida o corpo docente do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém (atual Fundação Carlos Gomes). Em Belém, também atuou como arquiteto e empresário, tornando-se sócio do Banco do Estado do Pará e da Companhia de Cervejaria Paraense. Adquiriu o palacete projetado pelo arquiteto italiano Antonio José Landi, mobiliando-o com enorme variedade de louças, vasos e lustres em estilo art nouveau de artistas europeus consagrados, como Emile Gallé, August e Antonin Daum. Em 1929, foi nomeado intendente municipal de Belém, cargo equivalente ao de prefeito, que exerceu até a eclosão do movimento revolucionário de 1930.