A Provincia do Pará 08 de Junho de 1947

:Domingo, 8 de junlio de 1947. A PROVÍNCIA DO PARA OI NEM A - Página 9 ------·--------------- -----------------------~-------"~----------------------------------e-----------------~------- - Humprhey Bogart --- um inadequado Humphrey Bogart ainda não sabe como venceu no cinema, ~cossado a fracassar em tudo quanto a.parecia ,.. . 1 Afortunadamente para. seus bou ele próprio convencldo, crescente. Até que se - firmou I "fans". Humphrey Bogart, o que, positivamente, não dava definitivamente como grande astro de "Confissão" (Dead i:;ara aquilo. Largou a Phillp astro contracenando com LP.s– Reckoning) que a Columbia Andover e a.listou-se na Mar~- lle Howard em "Floresta Petn- ' estreará muito breve, não de- nha, pois os americanos ha- fié'ada". · I sa. ni~ou com as critica.s que viam se metido, justamente na- Quando a Wamer resolveu ·recebeu quando estrelou no quela ocasião, na primeira filmar aquela peça, deu o pr!n- 1.palco, em 1921, na peça "Swl- Grande Guerra. Terminado o cipal papel feminino à Bettc ' :tty". O fàleciáo Alexandre conflito em 1918, Bogart, obte- Davis e chamou os criadores Woollcott proclamado o maior .e baixa e foi tratar da vida e.os outros "roles" no pal~o ta.de, um 'inadequado". na Wall Street. empregando-se para interpreta-los; ante as ca– Aliâs, o próprio Bogart reco- r;a firma S. W. Strauss & Co.. meras. o filme foi um "hit'' nhecia-se um p é s s i m o Aconteceu-lhe no mundo dos inesqueêivel e Bogart com sua àtor. Mas go$tava do palco e negocios a. :ruesma coisa que na mr.gistral "performance" no ~ que diabo! - podia estudar Academia: não "deu no -cou-: papel de "gangster" neuróti– aia e noite, Haveria de melho- ro"... co obteve uin êxito tremendo! rar. Pois estudou duramente e Providencialmente o empre- Depois foi o que todos os melhorou mesmo. Tanto que o sãrio William Brady oferec~u- "fans" conhecem. Inclusivé o próprio Woollcott, anos mais lhe um emprego. Não de at-;r, prêmio da Academia com "Ca– tarde, alinhava-se entre os está claro, mas de auxiltar do ·sablanca."; "Confissão (Dead seus admiradores mais fervoro- gerente. Ora, Bogart gostou d? Reckoning) é o seu mais reeen– sos quando ele interpretou na emprego ... porque já andava te e tambem maior suce~o, e l;3roadway a celebre "Floresta com o olho no palco. Sonhava onde ele aparece ao lado da Petrificada"! ser ator. E enquanto esperaya . !ascinante Lizabeth Scott. o pai de Humphrey fot um ia progredindo - gerente, di- Bogart é divorciado de Mayo cirurgião, o dr. Bogart, que retor qe elenco, gerente de Methot, ex-estrela ·do cinenw., destinava o filho à sua profis- produçao e, finalmente, produ- e casou-se em 21 de m:1,io de ~ão A mãe, Maudy Humphrey, tor! Naturalmente, deve ter se 1945 com a exotica Lauren Ba– era pintora de retratos aproveitado do cargo para dar call. A cerimônia realizou-se, e usou sempre d nome de sol- a ,si próprio, na peça "Swifty", perto de Mansfield, na Faze11- teira, afim de não obscurecer aquele papel que lhe valeu as da Malabar, de propriedade a possivel gloria que suas te- mais tremendas bordoadas dos do escritor Louis Bromfield, O nome do nosso heroi é <'omo criticos! O que em absoluto, que foi padrinho do casamen;.· las lhe houvessem gran'geado. não o desanimou, pois logo em to. vêem, os sobrenomes de seus fJeguida arranjou um jeito de Mrs. e Mr. Bogart moram pais. aparecer com Mary Roland e numa linda casa no alto Je Humphrey foi matricuhdo Clifton Webb em "Meet the uma colina de Hollywood, com pelo pai, na Philip Andovcr Wife". ~ verdade é que desta uma maravilhosa vista da Sun– Academy. Mas de tal maneira vez a. critica o tratou bem :me- set Strip e dispendem os seus se portou nos estudos que ara- lhor. A peça foi representada dias livres navegando nollSan-. -------------------- ----------------•--- t:.m ano a fio, com Bogart sezn- tana", pequeno barcc, de sua pre firme em seu papel. Dai em propriedade. Humphrey B::i– diante as coisas foram melho- gart . é um "causeur" encanta– rando em cada nova peça. E' dor e está ·sempre muito · bem que o rapaz estudava ardua-• informado do que vai pelo mente e gostava de fato do mundo, especialmente politl– seu trabalho. Obteve sucessos ca internacional. Orson Welles e Fritz Lang Foram exibidos, no Rio, ao me~mo t::mpo, "0 estranho". de Orson Welles, e "O grande :::egredo", de Fritz Lang. - Um confronto entre os dois filmes demonstra que Orson Welles, com toda a sua originalidade, ainda não p:::ssul a segurança do velho Lang. "0 estranho" foi o ')rimei•o filme dirigido por Welles, des– c1-e 1942. Depois de sua espetacu– hr vinda ao Rio de Janeiro e da aventura falhada de sua pe– licula sobre o Brasil, "Tudo é ,,erdade". A reação de Holly– wood contra ürson Welles - C]Ue vinha desde "Cidadão Ka– ne" - tornou-se mais forte e não houve u.n estudio que ti– vesse a coragem de lhe confiar a direção de um arzumento. 1'.final, Welles conseguiu uma historia para dirigir. Mas que historia! De uma fraqueza ab– soluta e, r.clma de tudo, com– pletamente inverosímil! Não fo– ra a direçãa, seria um fracasso total. Assim mesmo, nota-se que \VeUes exagerou seu papel d,; _ diretor, apresentando angulos originaússimos, porem desneces– sarios. Há cenas que sentimos De Antonio OLINTO de poesia - coisa que "Sober– ba" teve em tão alto gráu. E é justamente o senso e po– esia que valoriza o trabalho de Fritz Lang em "O grande segre– do". Quando Lang chegou à América, era considerado um dcs melhores diretores do mun– do. Fizera 3 obras primas: "Seigfrled ", "~.lletropolls" e "M" ("O Vampiro de Dusser– dolf"). Seus primeiros filmes nos Estados Unidos ainda fo– ram aceitaveis. Primeiro, ''Fu– ria ", com Spencer Tracy e Syl– via Sidney, o unice filme até ho- DE HOLLYWOOD APENAS "NOVE OSCARS" Apenas 9 (nove) "Os(,,ars" fo– ram concedidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográfi– cas de Hollywood, ao filme "0~ melhores anos de nossa vtda". Um "Oscar" coube ao próprio filme, considerado o melhor de 1946, um a Frederlc March, pela sua in– terpretação nesse filme, outro a , Harold Russell, como o melhor je a tratar seriamente do pro– blema do linchamento. Depois, "Vive-se uma só vez·•, com Hen– ry Fonda e ainda Sylv'a Sid– ney sobre a condenação de um inocente à cadeira eletrica. "You– and me", com George R,aft e Sylvia Sidney, ainda foi bom. - Fritz Lang tinha, .sem dúvida alguma, acentuada predileção pela atriz Sylvia Sidney. - De– pois disto, entretanto, o gran– de diretor -foi decaindo cadu vez mais, até fazer "Os carrascos tambem morrem", o pior de to– dos os seus filmes. Felizmente, parece-nos que "O grande segredo" é o inicio da reab111tação de Fritz La.ng. A segurança de sua direção transformou um argumento co– munisslmo de espionagem num filme aceitavel. E com momen– tos de grande poesia, como a cenii. do quarto, onde L111 Pal– mer demonstra ser ótima atr!:i: E.is Linda Darnell tal come a imaginas - meiga e bonita.. E' realmente o "tipo que o me– dico nos recomenda". Aconteceu a Lana Turner Por Brent WOOD "tV"l,:lr,t?;0,-1"!.,, ·-AT> rl o..-,/"\l 4 'f'idn mai!;: ~n-at.l"\,.. n u T.T.' "tXTUlío....,.., 'Uhrl~ Há detalhes cheios de huma– nidade, que faltam, por exempl_o, à. dlre~ão "sofisticada" de Or– son Welles. Fritz Lang apresen– ta, alem disto, uma das mais bem feitas lutas que já. vimos no cinema. E a bola da criança italiana, caindo aos pés do hQ- _.,._.. _n.. 4-rt ó rio. 11m ~ntr~url:A .-Isto que vamos ,contar aqui lquena, cujo "sweater" egora /um nome mals curto - obsJr• '1.-t ALl Á 'hn"D'irfAriA 'Rl hj:ln, 1"\nC!!:11- º""ª ftnnl ~,,,,. _ _.. ........ T,.. D ~••·

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