Biografia

Author Picture

Remigio Fernandez, 1881-1950

Remígio José Fernandez, espanhol de nascimento, natural de Astúrias, nasceu no dia 06 de junho de 1881 e faleceu aos 69 anos de idade, no dia 09 de agosto de 1950 em Belém.
Remígio Fernandez foi poeta, escritor, crítico, advogado, professor e jornalista. Deixou ao morrer, vasta produção literária em jornais e revistas em todo o território nacional, principalmente na Folha do Norte de onde era assíduo colaborador e assinava seus artigos sob o pseudônimo “TIBULO”.
Excelentes produções literárias de Remígio Fernandez foram editadas em 1936, “Máximas de Publio Syro”, e três livros de poesias: “Selva” em 1919; “Sol de Outubro” em 1922; e, “O caso” em 1942.
Traduziu para o latim o romance “Iracema” de José de Alencar, com finalidade de facilitar o aprendizado da língua latina, cadeira em que era catedrático no Colégio Estadual Paes de Carvalho. Ao morrer Remígio Fernandez, deixou uma obra incompleta programada para quatro volumes, de estudos sobre a língua latina inédita que se encontra sob a guarda de seus filhos.