PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.
15 Bragan~1a, pelo effeito da crise de transporte que a assoberba, adean– tamentos, conforme já me referi, feitos por meio de vales que se en– contram em carteira e de pagamento immediato, logo que se · intensi– fique o seu movimento. Ainda é passive! tambem de reembolso, embora mais demorado, a importancia de 25:035$000, consignada no mesmo annexo n. 22 sob a lettra h e que foi despendida com a abertura do ramal pa,,a o caes do porto. O seu recebimento dependerá da approvação pelo Governo Federal, do referido projecto. Em egualdade de condições está a verba de 30:000$000, consi– gnada sob a lettra v, e que foi applicada nos primeiros auxilios orde– nados por V. Exc., para o inicio àe uma estrada que se está abrindo para servir o municipio de Marabá. As verbas, porém, de 35:635$724-lettra b, pagamento de trans– porte para distribui_ção de materiaes pela linha; 40:507$500-lettra m, pagamento de juros de móra; 10:842$090-lettra o, pagamento de com– missões e despachos de materiaes; ::l:041$250 -lettra x, pagamento da quota de fiscalização da E. F. Tocantins e, finalmente, 15:170$000- lettra z, proveniente de diversos pagamentos e que sommam um total de 105:196$564-essas verbas, infelizmente, são as unicas que se não podem pbitear o seu reembolso, pela sua natureza especial e que 1·epresentain, realmente, despezas que terão que ficar a cargo do Go– verno do E stado. Já o mesmo não acontece com as despezas feitas com a compra de um automovel e de uma lancha-aquelle para o Estado, a serviçÔ da reconstrucção -pela importancia de 19:988$830 (lettra k do annexo n. 22) e esta para. os serviço do matadouro Modelo, pela importancia de 6:087$000 (lettra u do mesmo annexo). bem assim a importancia de .6:982$500 (lettra ,q do annexo), custo de installação de um gazogeno .em Marituba, que, embora não sejam reembolsadas as importancias de custo, representam valores que podem ser addicionados aos lu– cros que vimos mencionando. A' exposição que se acaba de fazer, no que diz respeito a «ver~ bas» e <<despezas », re~ta apenas accrescentar uma pequena not.icia sobre os resultados dos trabalhos effectuados nas officinas de Mari– tuba. No decurso de unr anno, essas officinas procedernm, por conta da «conserva» da Estrada, grandes reparações em 11 locomotivas, afóra os reparos parciaes nas mesmas, que sobem em numero de vinte e seis. Por conta da «reconstrucção» já foram entregues pela Fiscali – zação ao trafego mais tres locomotivas, completamente renovadas, pela firma Holden & Lemos, de accordo com o seu contracto para concer– tos em 8 locomotivas. Os carros de carga e passageiros, carros para carne, e carros para animaes, cujo total vem especificado no annexo n. 23, concernente a materiaes fornecidos aos mesmos por conta das verbas do Estado, já apresentam aspecto mais ariimador no conjuncto do material rodante. Depois da auctoris:ição de V. Exc. para o proseguimento dos trabalhos da reconstrucção apromptaram-se as esta<;-ões do Apehú e Marituba. Continuam os trabalhos da linha-entre Peixe-Boi e Bragança, como os do ramal do Prata, onde faltam apenas 6 kilornetros para a sua conclusão. Proseguem tambem os trnbalhos na ponte do Caeté. Como resumo, em recapitulação, junto o Balanço Geral da Re– construcção f8chado a 28 de julho (annexo n. 24) e, desta fórma, en– cerro tudo quanto me coube informar a V. Exc. a seu respeito.
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