PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.
14 contar que, entre o cambio fixado no orçamento e o cambio do dia em que se fizerem proximamente aquelles pagamentos, deverá haver uma differença a favor do mesmo orçamento nunca inferior a 150 contos que é tambem um lucro com que a <chance» nos favoreceu. Esse lucro de 150 contos de réis, não só cobrirá a pequena dif– ferença de 10:936$326 de que se excede presentemente o orçamento, como deixará ainda margem para cobrir as despezas presentemente feitas, pelo Governo do Estado, em adeantamentos aos trabalhos cujo proseguimento ordenou, como tambem aquellas feitas com a acquisi– ção de alguns materiaes necessarios a preencher ac; lacunas do orçamento. E' essa margem-cerca de 150 contos - que se terá que pleitear junto ao Governo Federal, para reembolso ao Governo do Estado dos referidos adeantamentos feitos por conta da verba de 400:000$000, a qual V. Exc. ainda verá precisamente reintegrada, sornmando todos os lucros apontados e eliminadas as differenças que pesavam a mais so– bre o orçamento-forçadas, aliás, pela imperiosa necessidade de adqui– rir materiaes tão imprescindíveis ao concerto da Estrada, como aquel– les que couberam dentro das despezas limitadas pelos 5.000:000$000 concedidos. Podendo V. Exc. apreciar desta fórma, com a alta justic:;,a de V. Exc., o criterio, o apego, o interesse com que se tem defendido os haveres cedidos para o bem-estar de um patrimonio que será conside– rado por nós sempre paraense-nem que seja pelo coração-eu passo a dar em detalhes o emprego das importancias á guarda desta Super– intendencia, com a satisfação ainda de ter recebido 400:000$000 para adeantamento dos serviços da reconstrucção e prestar as minhas contas da importancia de 459:036$564, da qual ... 59:036$564 ainda representam lucro de economias feitas que levamos uma parte, 43:851$344, a conta do Governo do Estado e outra, na im– portancia de 15:185$220, a incorporar-se aos recursos federaes, por communicação feita á digna 1.ª Fiscalização Federal das Estradas. O annexo n. 22 com o seu supplemento diz claro. titulo por titulo, o destino de cada importancia de per si. Nelle se acham inscriptas, nos títulos sob as lettras e, d, e, f, i, n, p, q, r, s, t, z, as diversas parcellas que sommam a importancia de 160:547$075, pro-venientje de despezas feitas por adeantamento com a acquisição de materiaes e outros tra– balhos que ainda proseguem- todos communicados á 1.• Fiscaliza~ão das Estradas, á excepção dos que se referem a lettra Z, relativos a despezas omiRsas no orçamento e feitos com o concerto de carros– cujas contas na importancia de 47:608$540, conforme annexo n. 23, não foram remettidas á Fiscalização, em virtude da maior parte dos carros de passageiros não se terem orlido incorporar ao trafego, por falta de acabamento devido á premencia das circumstancias. Essa despeza, porém de 160:547$075, feita por adeantamento pela verba dos 400:000$000 do Governo do Estado, é de toda justiça, pleitear o seu reembolso pelos irnldos que se hão de verificar no orça– mento. Já a importancia de 59:727$050 desse mesmo annexo n. 22 sob a lettra a, terá o seu reembolso immediato, por ser adeantamento feito á reconRtruc9ão da linha e cujo pagamento depende apenas do respectivo certificado. Da mesma fórma, quanto á importancia de 46:946:$200 sob a 1ettra j, que representa um adeantamento feito á Estrada de Ferro de
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