PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.
42 ta Jicaram tambem cçmçluidos os kilometró~ 1, 2, 3, 4, 5, dos 21 kilo– -metro.s que medem ·a: ex1ensão desse ramal ·e nos quaes se procede pbr ·completo, a ·'substitriição de linha· actual,' por trilhos já usados de~ta Estrada. 1 JF · ,. , · • O ramal d9 Cu1:rÕ 1 triangulos de reversão e a linha dupla que vae ·da Estaçao à'é S. Braz a de Entroncamérito, ficaram concluídos num total. de 7 kilometros, muito embora se tivesse que abandonar a Jinha .d;upla--S. ·Braz ~ Entroncamento-que, devido as suas más condições~ -::-~~ uma I'econstruc<;ãO' completa tornal-a-á efficaz, sem grandes despe– sas de con~e.ryação. Os ramaes de Bemfica e Benjamin Constant, como se vê pela distribuição das despesas, ficaram a mercê das «despesas de custeio~ q~ E~trada, sem poderem ser contemplados pela verba dos duzentqs contos de riés. · Em resumo: com a despesa de 196:344$660 concertaram-se mo– destamente, apenas 107 kilometros daquelles que, em peiores condi– ções, se achavam no meio dos 216 kilometros inscriptos na verba dos duzentos contos de réis para os respectivos reparos. InfeJizmente não foi possível fazer mais. A situação geral da linha, surprehendeu em tudo para o peior. Todo o material velho, priricipalmente -grarppos e·• parafusos, quA en– tenderam poder ser aproveitados, - os poucos encontrados na linha,'– não foi possível usai-os na sua maior parte. As telas de juncção todas defeituosas, não houve remedio senão aproveital-as. Ainda assim por conta do Governo do Estado foi necessario encommendar 30 mil parafmfos e vinte ·mu grampos para auxilio ao contingente de material velho que á custa se vae dando utilidade. Dessa encommenda foi dada sêiencia â Fiscalização para os devidos fins, que a annofou Juntamente com cerca ·de 60 mil «tire– fonds> empregados do acervo da ·Estrada de Ferro Tocantins. E assim, por mais que· se multiplicassem esforços em afastar todas as difficuldades que se iam apresentádo, no modesto concerto que ficou executado, não foi possívef dar mafor elasticidade aos du– zentos contos destinados a tànto reparo, conseguindo-se entretanto, como «tour de. force-> o preço de concerio a menos de dois contos (Rs. --2:000$000) por kilometro. Deante do saldo dos duzentos contos, que no presente se consigna na importancia de tres contos seiscentos e cincoenta e cinco mil duzén– tos e noventa réis (Rs.--3:655$290) e do que resta a fazer par.a con– clusão desta parte dos trabalhos da linha, cumpre-me .aguardar ares– peito as determinações de V. Exc. 'i
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