PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.

38 verdadeiras condições, verifica-se que estas, no momento de serem mo– dificadas, ~e acham muito aguem das possibilidades de um orçamento que, além de pobre, foi feito para ser cumprido cinco annos antes da sua actual execução ! Não pezam, t~mbem, sobre esta direcção, faltas pelo descuido no apr.oveitamento do material levantado em trecho da linha que se sub– stitue, o qual, na medida das bôas condições de applicação, tem tido o seu devido destino nos multiplos melhoramentos que, de passagem, se vão introduzindo para melhor garantia do trafego, com sacrifício mesmo das economias que se poderiam apresentar com galardão, se outro não fosse o intuito senão o de bem servir uma causa, cuja res– ponsabilidade de exito é de um só, mas cujos proventos são da col- lectivid ade. · VERBA DE Rs. - 150:000$000 PARA ACQUISIÇÃO DE 60.000 DORMENTES DESTINADOS A REPARAÇÕES E CONCERTOS Só a verba destinada ao pagamento de "Mão de obra e outros materiaes», no constante aos «Reparos e concertos da linha l , deixou de attender o concerto de 109 kílometros, conforme· eu tive a honra de íne referir a V. Exc., em minha exposição de 20 de maio do corrente anno,-a verba de 150 contos, exclusivamente destinada á compra de 60. mil dormentes para o mesmo titulo do orçamento - «Concerto e re– paràção da linha »-teve na sua applicação maior elasticidade. Nos kilometros 1, 2 e 3 foram distribuídos, respectiva– mente, as seguintes quanttdades de dormentes-595, 1.000 e 800'; total ...... ........ ... ..... ... ..... .... .. .. .. .. ..... ..... . . .... ..... 2. 395 Do kilometro 75 !lO kilometro 171 foram tambem distribuídos, respectivamente, as seguintes quantidades de dormentes- 14, 143, 462, 311, 508, 583, 568, 728, 836, 1.146, 68'1, 497, 692, 568, 445, 409, 364, 409, 313, ~49, 512, 538, 693, 780, 670, 720, 735, 720, 665, ·723, 675, 965, 840, 350, 360, 349, 303, 795, 640, 650, 605, 5n5, 480, 100, 100, 150, 120,190, 195,400, 300, 215, 70, 80, 175, 235, 300, ?20, 245, 285, 210, 170, 280, 260, 281, 316, 368, 326, 215, 510, 498, 496, 482, 471, 420, 442, 408, 415, 389, 462, 608, 175, 492, 321, 460, 520, 436, 260, · 280, 475, 512, 384, 398, ti12, 575, 630, 454 e 386; total........ . 43.336 .Do kilometro 186 ao kilometro 189 foram ainda distribuídos,· respectivamente, as seguintes quantidades de dormentes- 465, 410, 595. e 620; total.. ........ ...... .. ....... .,. ....... . ... ... .. 2.090 Nos kilometros 195, 200, 201, 205, 206 e 211 foram distribuídos, respectivamente, as seguintes quantidades de dormentes- 396, 430. 114, 392, 410, 412 e 465; total...... ........ ...... ...... 2.619 Do kilometro 218 ao 225 foram tambem distribuídos, respecti– vamente, as seguintes quantidades de dormentes-200, 484,404,492, 515, 485,655 e 625, total.... .. ........ ........ ...... 3.860 Finalmente, no ramal do curro, triangulo do curro e Pinheiro foram distribui'dos cerca de, dormentes.. ... ... .......... .. ...... .. 1. 700 -Afóra, dormentes espalhados ao longo da linha geral.. . .., ... 4. 000 . que, sommados aos algarismos acima dão o total dos 60 mil dor– . mentes mencionados. · LINHA GERAL Infelizmente ficaram á mercê de supprimentos de dormentes os trechos ·do kilometro 172 a 185,-do 190 ao 194,-do 196 ao 199,-do

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