PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.

ESTRAQt ,QE .F~RRO DE BRAGANÇA . . '-'~· \;·1~,J ~- : ~ ' . . t) _( !·,~ . 1.·.' SERVIÇO -DE RECONSTRUCÇAO ANNEXO N. 18 ',,,!./( . \ ~: i Belem, 22 de julho de 1926 EXM. SR. DR. .DIONYSIO ]3ENTES M. D. Governador do Estado No proseguimento dos trabalhos da reconstrucção da Estrada de Ferro de Bragança a mim confiados, é-me sempre opportuno, num cumprimento de dever, levar ao conhecimento de V. Exc., em detalhe, a situação em que se vão encontrando no orçamento as diversas verbas destinada'> á acquisição de materiaes e sua respectiva applicação, de toda vez que, absorvidas, deixam ainda claros a pre– eencher nos trabalhos que se precisam concluir. Cabe-me pois, neste momento, prestar a V. Exc. as diversas in– formações relativas as verbas de Rs .._:_387:500$000, Rs.-1Fi0:000$000 e Rs.-25:000$000, consignadas no orçamento da reconstrncção da Estra– da, para acquisição, respectivamente, de 115 mil dormentes par.a os trabalhos propriamente ditos da reconstrucção da via permanente; de 60 mil dormentes para os concertos e reparações de uma exter,são de 216 kilometros de linha, inclusivé ramaes, e finalmente de 100 tonela– das de carvão coke para fundições necessarias ao reparo do material rodante . VERBA- DE Rs.-287:500$000 .,, ' P A'RA ACQUISIÇÃO DE 115.000 DORMENTES Discutido e adoptado, por uma serie de razões de ordem teoh– nica e local, o criterio do emprego, em media de 1.500 dormentes por kilometro, esse total de 115 mil dormentes que teriam que dàr s6thênte, como deram, para cobrir, na propürção empregada, a reéonstru,çção de 76 kilometros,-despresando fracçõeE,--deixaram, por isso, 11 ki– lometros, na «linha ·geral», ainda a reconstruir, em cheque com o total de 87 kilometros que a tanto montam as obrigações do contracto. Concluidos, como se encontram, os 16 kilometros do ramal do Pinheiro, onde foram applicados cerca de 24 mil dormentes;'....-o , grosso da dormentação fornecida pelo orçamento e distribuida pela «linha gerab,-como se nota-alcançou o kilornetro 63 d(1 onde ainda para ser attingida a Estação de Castanhal, afim de perfazer os 87 kilometros a reconstruir, é reclamado o supprimento de cerca de 20 mil dormen– tes considerando curvas, desvios e linhas auxiliares como ~ que suppre de combustível as installações de agua do Utinga e a que serve á car– pintaria das .officinas de Mariiuba, que não podem ficar nas condições em que se encontram. · A cifr&, pois, q.~ 20 mil dormentes necessarios á conclusão das obrigações de contracto, representa uma despeza extra orçamento de 50 contos de réis para obtenção dos quaes eu me apresso em solicitar as necessarias providencias, pedindo, entretanto, permissão a V. Exc. para lembrar que as mesmas ainda se podem conter dentro dos recur– sos disponíveis que se acham á guarda desta Superintendencia. Cumpre-me, ainda uma vez, deixar em relevo a situação, em ge– ral, da via permanente que, á medida que se vae constatando as suas .,

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