PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.

13 pQndentes ao restante do serviço já feito, está pesando sobre ::;t verb~ do Governo, de 400:000$000, que os adeantou para a bôa marcha dos trabalhos-Annexo n. 22. Ainda pelo annexo n. 20, relativo a,o remanescente actual p.os cinco mil contos, distribuídos em orçamento para a reconstrucção da Estrada de Ferro de Brag:rnça, dos diversos títulos que nelle se con- · tem, resalta o saldo a receber do Governo Federal de 452:207$000, por. conta final de 49 kilometros e 400 metros de linha, dos quaes faltaiµ apenas 16 kilometros e 400 metros a reconstruir, sendo o restante os 33 kilometros acima referidos, pendentes de remate para serem rece, bidos mediante certificados. · Si se fixar, na peior das previsões, em cerca de 200 contos a despeza provavel para conclusão geral desta parte da reconstrucção: pode-se desde logo avaliar em cerca de 250 contos, o lucro mínimo que deixará ao Governo do Estado o resultado da sua administração nl'!, execução destes trabalhos,-afóra os moveis, utensílios, ferramentas e outras despezas cujos valores accrescem esse lucro . , Nesse mesmo annexo n. 20, relativo ao remanescente dos cinco mil contos-outro titulo a considerar, é o total do orçamento que, na época da sua approvação e por circumstancias imperiosas, foi excedi– do da importancia de 182:794$986, attingindo o seu total a imp_ortancia de 5.18~:794$~86, ao envez de 5.000:000$000, limite fixado em contracto p2.ra as despezas com a reconstrucção da Estrada. Felizmente, esse ex: cesso de 182:794$986 que, tudo normal, deveria correr sob a responr sabilidarle do Estado, se reduziu desde o momento em que, por deter– minação do Exmo . Sr. Ministro da Viação, foi incorporado o acervo do material da Estrada de Ferro Tocantins ao da Estrada de Ferro de Bragança. A importancia, pois, de 121.750$000, destinada no orçamento da reconstrucção á acquisição de materiaes daquella Estrada, represen"." .ta, por sua vez, um lucro que entrou como poderoso contingente par-.J, -reduzir o excesso mencionado de 182:794$986. por ficar excluída a ner– cessidade de pagamento do respectivo material, aliás sómente em pa~ te adquirido. . . E nestas condições o total do orçamento baixou a importancia de 5.061:044$986, cujo remanescente, afinal, depois de effectuados di– versos pagamentos, se reduziu á importancia a pagar de 1.391:128$441,. contra a importancia ainda a receber do Governo Federal de . ,. . . .1.380:192$115, apresentando essas cifras uma differ~nça apenas de . 10:192$115. O excesso da importancia de 61:044$986 que gravava o orçamen– to, se reduziu á importancia de 10:936$326, por causa das differenças .de cambio, em favor do orçamento, obtidas em diversos p agamentos,– ,differenças que tambem tepresentam um lucro de 50:108$060, confor- me accusa o referido annexo n. Si se examinar ainda o titulo <to mesmo annexo n. 20-material importado-vê -se que ainda ha materiaes a pagar no valor de 9.594 libras- O, shillings-5.60 pence e 52.534 dollars--27 centesimos-10 cen– tavos, que, calculados ao cambio baixo do orçamento, isto é, a 6 3/16 . para a libra e 9$040 para o ctollar, importam em 847:041$856. Considerando a situação actual do nosso cambio e a sua tenden– ~ia para a «alta», mantida ha bastante tempo, será absurdo p(;lnsà;r em effectuar os pagamentos aos preços da libra e do dollar computa– .dos no orçamento. '!., E para se não errar-fazendo-se as peiores previsões, poder -se-á.

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