PARÁ. Governador. Relatorios da estrada de ferro de Bragança: sua reconstrução e Estrada de ferro de Tocantins.Pará: Officnas graphicas do Instituto Lauro Sodré, 1926. 161 p.

11 cinco mil contos, ainda por força do mesmo contracto, onde as exigen- cias, que nelle se contem, não tem poupado o Governo do E stado ao / seu respectivo cumprimento. Felizmente, como ha sempre um bom Deus para todas as <: mer– gencias, co1,1be, por fortuna da E strada de F erro de Bragan,,a, neste / momento singular da sua existencia, achar-se V. Exc. á frente dos seus destinos e que, comprehend endo com alto rl escortino poder in– cluil-a tambem entre as realisações de um quatriennio que a felicidade vae consagrando, prestou mão forte e quebrou todos os obstaculos que se antepunham á bôa marcha d0s trabalhos da Reconstrução da Estrada de Ferro de Bragança que proseguiu, alcançando, ao cabo de um anno, as proximidades da sua conclm,ão . · Menos por nossa culpa que pelas circumstancias especiaes de um orçamento a que deveriam ficar adstrictos os seus trabalhos, deixa-se neste instante de registar, em balanço geral, o termo desta tarefa de laboriosos esforços . E' assim que, por motivos de· morosidade nas remessas de nu– merario da parte do Governo Federal para o pagamento de materiaes, muitos dos quaes, ha dois annos, esperam os saldos respectivos, dei– xou de embarcar, a tempo , a ultima remessa de trilhos que devia ser remettida para substituir tambem o ultimo trecho da via permanente a reconstruir, por força de contracto e que afinal tem que aguardar a chegada da referida remessa --annuneiada para começos de setem– bro proximo ! Do que ha resultado desta reconstrucção, ahi está nos applau– sos com que a justiça do publico rende homenagens 3.0 Governo de V. Exc. Apenas a 15 kilometros do ponto termiual, que é a estação de Cas– tanhal, se acham os trabalhos da reconstrucção. Entrementes, até 30 de junho p . passado-incluindo o ramal do Pinheiro, ha tempo terminado-remataram-se 38 kilometros de linha e mediante certificado passado pela competente Fiscalização, foram os mesmos entregues â «Conserva>> da Estrada. Ainda com relação á «via permanente», na parte que o «orça– mento» designa Reparo e concerto de linha ha a registar que, não fôra o décidido esforço de V. Exc. ordenando e approvando, em officio sob n. 1 836, de JO de julho corrente, o pro– seguimento dos trabalho~ que iam paralysar, entre os kilometros 95 e 115 por falta de verba-hoje não se poderia ainda apreciar das vanta– gens que offerece uma grande extensão da linha completamente reparada, dormentada, pre-gad e lastrada, como se verifica entre os kilometros 74 e 171 na «linha geral», afora muitos outros trechos intercalados entre esta ultima placa kilometrica e a stação de Bragança-kilometro 233 . Mesmo assim, na «Unha geral», ainda se acham sujeitos a con– certos cerca de 40 kilometros-sem incluir os ramaes sobre os quaes cabem as mesmas consideraçí5es-todos aguardando melhor opportu– nidade. Quanto ás verbas consignadas no orçamento, concernentes á <Via permanente», ou sejam as de 287:500$000--dormentes para •re– construcção» ; 200:000$000 e 150:000$080-«mão de obra> e dormentes

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0