Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

-75- Não existindo na secção de terras uma planta da zona discrimi– nada da estrada de ferro de Bragança, por onde se podessem informar os avultadissimos requerimentos de compra de terras na mesma zona tão procurada, reuni as plantas esparsas existentes no archivo da ex– tincta inspectoria de terras e, por intermedio do sr. engenheiro dire– ctor da estrada de ferro de Bragança, fiz reunil-as, tomando por base o traçado da estrada ele ferro á q uai são. em geral, essas plantas re– feridas. Não ex:istindo collecionado e catologado o archivo de plantas da secção de terras e minas da extincta inspc·ctoria de terras e colo– nisação, que parecia não prestar importancia a esse assumpto, luctei com grande difficuldades para obter plantas <la zona mencionada, algumas das quaes não existiam já no citado archivo, sendo necessario obtel-as de particulares que d' ellas tinham copias. Com e5se material, algum tanto incompleto e com a dedicação e trabalho do sr. A. Mazzini; desenhista da estrada de ferro de Bragança, consegui organisar uma planta geral da zona descriminada da mesma estrada de ferro, abrangendo todos os terrenos até Livramento e com o prolongamento da estrada até Bragança. Não representa es;sa planta um trabalho final no assumpto; é, porém, o primeiro passo dado no sentido de se obter com o tempo outro mais exacto e completo, que permitta á secretaria fazer idéa da zona a que se refere. O relatorio apresentado ao Governo do Estado em I 899 pelo sr. J. F. Monteiro da Silva traz appenso uma serie de plantas que ser– viram para a organisação do citado trabalho, assi111 como do relatorio apresentado pelo sr. engenheiro chefe da commissão do saneamento de Belem, dr. Henrique Santa Rosa, foram aproveitadas as plantas referentes ao assumpto. Foi tambem aproveitada a planta da cidade de Belem organisada pelo sr. engenheiro Nina Ribeiro. Tendo em vista essa planta geral, se conclue a necessidade de proseguir no trabalho de discriminação e.las terras na estrada de ferro, afim de regularisar a dispusição do terreno cada dia mais pro- . curado e de c1ccumular material para futuros rendimentos do Estado, na venda de terras devolutas. Este trabalho se me afigura importantíssimo, principalmente porque, em vista da qualidade dos terrenos que cercam a cidade de Belem e da facilidade de transporte creada pela estrada de ferro, a povoação da zona circurnvisinha da capital do Estado tende a desen– volver a zona. Esse serviço de discriminação deve ser feito lentamente, de– baixo de um ponto de vista unico e podendo se realisar com pequeno augmento de despesas para os cofres publicos. A sua realisação é umJ garantia de rendimentos para o Estado, que a esta vantagem reune a do conhecimento da zona que cerca a sua capital, conhecimento que trará, sem duvida alguma contingente de dados praticos para a solução do grande problema de abastecimento d'agua a esta capital.

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