Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

-292- por_ onde deverá passar a linha. A construcção não encontrará ahi dif– ficuldaJe alguma, e :n virtude das boas colll.lições do terreno. Em resumo, considerando a estrada dividida em tres trechos se– gundo a relação inversa do adiantamento respectivo, ,·ê-se que a via permanente já se acha construida no prim~iro, o leito está preparado no segundo. faltando um pe>ntilhlo e um boeir0, e no terceiro o ser– viço ainda não foi atacado. Tendo assim mostrado o pé em se acham os serviços da estrada, passo agora a relatar-vos os trabalhos que devem ser executados para a sua conclusão. TRABALHOS NECESSARIOS Para que a estrada fique em condições de ser entregue ao tra– fego, de accordo com o contracto. ainda ha serviço~ Je varias natu– rezas a executarem se. r No primeiro trecho, a linha deve ser consolidada com o lastro de pedregulho em varios pontos, conforme já está sendo feito, e prote· gida por valletas para o escoamento das aguas pluviaes; no segundo, faltam as valletas e o assentamento da via-permanent~, -e ·no terceiro tudos os serviços, inclusivr.: a derrobada. Conforme as condiçõés cio contracto terão de ser construidas duas estações e um barracão fechad0 para abrigo do material rodant:e e para officina de reparação, As estaçõc~s. cuja construcção :i.inda não teve começo. serão lo– cadas no ponto inicial e no ponto terminal da linha; e o barracão-of– ficina será construido no lugar denominado ccPedreira», no kilometro 2 +400, devendo ser o desenvolvimento natural de uma barraca qu<; actualmente serve de abrigo á locomotiva e de uma tenda de ferreiro ahi existentes. Além desse serviço, é tambem indispensavel a installação de outra placa-girante no ponto terminal da linha, estando já uma assen– tada em Sapucaia, assim como o assentamento de duas caixas d'agua, que serão fornecidas pelo empreiteiro. com as respectivas bombas de alta pressão, para alimentação das rnachinas. E' de urgente necessidade retirar-se o material ferreo existen– te no porão da barca, debaixo d'agua e lama, a fim de que possa se continuàr a serviço de assentamento da linha. Todos esses trabalhos de que depende a conclusão da estrada, em nada embaraçarão ao empre iteiro, desde que, com capital suffi– ciente, elle ponha em exercício a sua grande energía pratica. DESPESAS Nada posso dizer sobre as despesas feitas peio empreiteiro na construcção da estrada; sabendo apenas que custa para o Governo 1 7:000$600 réis por kilometro; porem julgo que são assaz avultadas sommas gastas por elle_nos trabalhos dessa vià-ferrea, tendo em con-

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