Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

OBRAS n' ARTE As obras d'arte de maior monta são os aterros do igapó da Sa– pucaia, cuja cubação não me é conhecida, attenta a deficiencia das notas das cadernetas, que me tem sido confiadas. Os dois pontilhões ahi existente são bl..!m construidos com madeira de lei, medindo cada um 6 metros e tendo um delles o encontro de alvenaria de pedra com arga– massa de cimento. A par desses trabalhos, mencionarei os córtes do kilometro 3, feitos em terrenos pedregoso e o aterro do kilo1netro 9, que tem 3m de altura e 2m de largura na plataforma, com uma grande inclinação dos taludes; além desses, existem outros pequenos movimentos de terra de somenos importancia. Por construir, se acham um pontilhão sobre o rio Cojubim e um boeiro no kilometro 16. CONDIÇÕES DO SERVIÇO A linha se acha construida em uma extenção de 1 2 kilometros, nos quaes ainda ha trabalhos a executar para que fiquem em termos de serem recebidos dd1nitivamente. A segurança do trafego exige a interlacaç.lo de dormentes de madeira entre os dormentes de ferro, a protecção da estrada por valletas, o lastro de pedreg-ulho em certos pontos e a suble-vação do trilho exterior nas curvas. Reconhecida a necessidade de taes trabalhos, depois que a lo– comotiva começou a circular na linha e postos em evi 1 lencia os p:·eiuiz·,, que, pela falta delles, soffreu durante o inverno a conservação do tre– cho construido, a actividade do empreiteiro não se fez esperar no intuito de executai-os. Este tem trabalhado para realisar esse serviço com presteza ; porém tem procedido com grande morosidade no assentamento da via permamente, em vista da falta de dinheiro, conforme allega, e <la falta de trilhos. Ultimamente o empreiteiro tem desenvolvido grandes esforços para approveitar esse material que se acha no porão da barca, conse– guindo retirar já perto de 2 .ooo metros. Todos esses trabalhos, como a conclusã<, da estrada, não se– riam tão demorados, si o empreiteiro fizesse convergir para elles a sua actividade e não estivesse tambem soffrendo consequencias da crise economica que ora afflige o Estado. A partir do ponto em que se acha o assentamento da via-per– mamente até o rio Cojubim, na extensão de 4 kilometros, todos os ser– viços de terraplenagem fôram concluídos, estando já o leito da estrada preparado para receber os trilhos. • Nesse trecho só resta construir um pontilhão sobre o mesmo no. Desse trecho passa-se para o terminal, q uc tem uma picada aberta,

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