Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

Depois de passar o Co]ubim,penetra nas mattas pertencentes á colonia, atravessando, quasi parallelamente á estrada de rodagem, 15 lotes agricolas, até chegar a séd~. onde terminará com um desenvolvi– mento total de 18 kilometros approximadamente. O traçado descripto. que na ia aproveitou da primeira linha de ensaio corrida da Sapucaia á colonia, (~ realmente a que melhores con– dições podia offerecer á facilidade e á economia na construcção da estrada. A não serem os igapós da Sapucaia, por onde irremediavel- ir:.:~ mente tem de passar o trecho mais difficil da linha, e o campo de Cururuteua, onde a conservação da via exige a cPnsulidação do solo por meio ele lastro de pedregulho, todo o terreno aproveitado pelo tra– çado apresenta aspecto bom quanto aos seus caracteres topographicos ' e geologicos. A zona atravessada pela estrada é, como todo o territorio do Escada, dotaria de granrle fertilidade, se achando já em grande partt– cultivada. CONDIÇÕES TECHNICAS As condições technicas do trecho da linha construida-12. kilo· metros-f'ão as seguintes : Bitola..... .... .. . .. . ... .. . ...... ... ... .. ... . .. .. ..... . o.m6o Declividade maxima......... ........... ... . ........ 2.m5% Raio minimo ... . ..................... ....... ....... .. .,,--- Extensão em declives........... ... . ...... ...... 3·k.m400 )) em acclives .. .. . .. .. .. . .. .. .. .. .. .. . .. . 3.k.m700 >> em nível.................. .. ............ 4.k.m900 Alinhamentos rectos...... ........................ 10.k.mroo E alinhamentos curvos............................... 1.k.m900 MATERIAL RODANTE O material rodante existente consta de uma locomotiva, um bond de passageiros e alguns trollys para o serviço de transporte dos materiar ~de construcção. · A estrada ainda possue alguns carros e wagons por montar e o~ros no porão da barca que trazia o material ferreo e que afundou-se no porto da Sapucaia antes de realisar o desembarque. Comquanto esta ferro-via, aproveitando convenientemente esse material, fique provisoriamente apparelhada para acudir ao desenvolvi – mento do serviço de trens necessarios á circulaçã<J provavel, uma só locomotiva será insufficiente, depois de concluida a estrada, para pre– hencher satisfactoriamente as exigencias dê um trafego regular. Será por isso de indeclinavel necessidade a acquisição de -uma outra machi– na com energia de tração igual ou superior a da existente. Com taes elementos, a capacidade do trafego ficará em relação com as necessidades actuaes da zona servida. / ~ -

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