Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

ANNEXO N. 13 Estrada de Ferro RELATORIO Ao sr. chefe da 3ª secção da Secretario de Estado de Obras Publieas, Terras e Yiação Em cumprimento dos deveres peculiares á missão que me con– fiastes, cabe-me a honra de dar-vos conta da situação dos trab:ilh,)s da estrada de ferro Decauville de Bragança á colonia «Benjamin Cons– tantJ>. DESCRIPÇÃO DO SEU TRAÇADO A estrada te1n o seu ponto inicial no logar denomina<lo S.tpu– caia, á margem direita d0 rio Caeté, em frenle á cidade de Bragança e distante d' ella cerca de um kilometro. Devo aqui dizer-vos que a posição geodesica desse ponto e a sua altitude acima do nivel médio das marés ainda não foram calcula- das, em vista da pouc~a import~ncia qu_e tem merecido esse serviço JJ~ parte daq uelles que tem a estncta obrigação lle o fazer. .... A curta distancia da Sapucaia, a estrada encoiltra um grande igapó que transpõe sobre aterros e dois pontilhões Je madeira; em se– guida, corta em rampa de o.moz um terreno pedregulhoso, onde existe com abundancia precioso cascalho aproveitavel para o lastro, e penetra depois no c unpo ele Curnruteua, que> atravessa sobre uma fita de areia branca de r,600 metros de comprimento. Vencendo o campo, entra em um chapadão, sob florestas, que galga em rampa de o.mo 2, até transpor no kilometro 9 uma grota, sobre um aterro convenienkrnente m11nido cl1~ um boeiro - herto de 1.m50X r.moo. Em contiuuação, sobe, aproveitando um terreno em nivel solido, ciue offereceu as melhores condições para um traçado facil e __ econom1co. Depois de percorrer esse trecho suave de mais de 4 kilometros chega ao rio Cojubim com um desenvolvimento d~ I 3.000 metros; d'ahi continua por terrenos planos até ás cabeceiras de :1m carrego que passa no kilometro 16, cuja passagem será permittida por meio de um pe- queno boeiro. · Para chegar á séde da colonia faltam dois kilometros, cujo tra– çado ddinitivo ainda não está estudado; porem pode-se avançar, pela natureza topographica de uma picada existente, que a construcção da linha não encontrará ahi difficuldade alguma.

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