Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

- 174- muito o trafego, tendo ficado destacada, clurante dez mezec:, uma ma– china com carros, além da ponte de Jambú--assú, sem p0der fretar car– ros n'aquelle trecho. A empreza tem além d<' kilometro , 2 3. treze kilornetros corú atte Stado definitivo, desde 3 r de Dezembro de r900, e que ainda não est㺠em!'condições:de serem recebido~ independente da questão de mudança"da grade sem autorisac;ão, a <]llt' o engenheiro-fiscal impu– gnou e que se acha affecto para dar parecer ao engenheiro Innocericio Hollanda Lima. : · - A empreza construío, durante este an no, cerca de 3 kilume– tros do r 38° ao r 4 1°, por uma variante tamb('m, sem approvação re · g ular. O serviço além do ric, « Maracanãii, atacado em 14 kilometros, esta abandonado, e o projecto da· ponte sobre o mesmo rio, q11e fez parte dos estudos já pagos pelo Governo, a inda não foi apresentado a está directoria No kilometro 123 (1.º Caripy) falta montar a ponte metal- lica. Pelo modo morôso com que estão conduzidos os trabalhos. será impossível terminar a construcção até a cidade de Bragança, dentro do praso do contracto que finda em Abril de 1903. · O empreiteiro construio, de~ Maio ele 1095 até esta data, 36 ki · lome tros, ou uma media de 6 kilometros por anno. ao praso que a ad– ministração, antes d' este tempo, construi o, de Julho de 1 893 á Maio de I 895 (dois annos) 30 kilometros, tendo se de~;pediclo pouco mai s de trinta contos de réis por kilometro. Afim de evitar duvidas na interpretação do contracto, o Governo deve ampliar o mesmo com condições geraes e especificações no modo _ de executar os trabalhos, que devem fazer parte integ ra nte do mesmo contraçto. Ramal de Bemfica · Es te ramal serve á povoação de Bemfica e o trafego é feito por tracção animal em bitola de r .m 43. O carro primitivo, com 14 a nnos de serviço e muito estragado, foi substituiclo por um novo, e ncomme n – dado á companhia edificadora do rio e acha se já e ntregue ao trafego desde Dezembro. Transformou-se nas officinas, um velocípede ele li– nha, em um carro leve para seis passag-eiros, e o carro velho vai ser transformado, para transporte de carga e madeira. A linha com trilhos éie ferros de , o kilos por me tro, está muito estragada e a conserva é feita com o pessoal da via-permanente. Foram transportados durante o anno, 3.558 passageiros, produ – zindo uma renda de um conto s etecentos oitenta e nove mil réis. As yiage ns especia~s foram I 4, rendendo cento e trinta e seis mil sete cen– tos e vinte reis , o que prefaz um total d e um conto novecentos vinte e cinno mil setecentos e vinte réis (r:925$720).

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