Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

- 1 73 - Em Benevides armou -se um alpendre para o embarque dos pas– c:;ageiros do ramal de Bemfica e abrigo do carro. Em Jambú-assú precisa-se construir, em lugar proprio, uma pa– rada com desvio. A es tação de lgarapé-assú, construida ha dois annos pela 'êm-· presa do prolongamento, já precisa de conce rtos. As portas, feitas de madeira verde, não fecham mais e todo G edificio tem um aspecto pro-– visorio ! Em summa, todas as estações precisam ele, mai~ ou menos, con– certos para sua conservação. Montou se duas caixas d'agua de capacidade de 16 01 \ das que cedestes á estrada, provenientl~S c.h commissão do saneamento, uma em Ananindeua e outra em Castanhal. para as quaes fôram por vós en- commendadas as bombas. . Tendo _se,:cado completamente o igarapé em Benevides, mudol! - se a bomba d 'aquelle abastecimento, para Ananindeua. Tenciono abandonar a tomada d'agua em Benevides e passal-a para Santa Izabel. onde o igarapé não sécca. · Os trabalhos g raphicos exe,::utados no escriptorio da via per– manente, constal)l da relação annexa sob n. 23. Construcção do prolongamento Em 29 de Maio, esta administração recebeu definitivament~-os 5 kilometros de linha de kilometro r I 8 ao r 23, cujo attestado definiti– vo data de 23 de Agosto de 1900, na importancia de cento sessenta e dois contos e quinhentos mil réis (162: 500$000). A ponte meta llica sobre o «Jambú-assún, acha-se concluída, tendo sido começada em Jan eiro. e está entregue ao trafego desde 4 de Novembro, depois de se ter feito as provas prescriptas. Esta ponte veio da fabrica com erro de bitola de via entre os encaixas das longa– rinas, não dando espaço bastante para grampar os trilhos em cima das longarinas Para sanar este defeito e não enfraquecer as travessas com fu– ros novos, a administração consentio o as_,entamento da linha em dor– mentes, apoiados e e ncaixados nas longarinas, o que, se não ficou de accôrdo com o projecto, offerece toda segurança e mais facilidade na substituição da madei ra deteriorada. A ponte de Igarapé-assú, está sendo montada e em via de con– clusão. Esta ponte foi projectada em rampa. podendo com um augmen --– to de terra de 040, ficar em niv el, porém como as columnas de ferro que formam o e ncontro do lado mais baixo não davam para este au– gmento, não se poude eliminar a rampa. A baldeação dos trens tenclo sido feita. nns primeiros quatro_ mezes, tempo que marquei para a montagem da ponte de Jambú– assú, por uma turma da conserva, passou a ser feita por pessoal da empreza. Esta longa demora na montagem das pontes, prejudicou

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