Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

com toda segurança n' este ramal só se póde aproveitar os primeiros 300 metros, baldeando neste ponto para a linha Decauville. A' meu vêr, um desvio em frente ao instituto Lauro Sodré, pres– taria bons serviços, para descarga do material destinado, tanto ao ser– viço das aguas, como ao instituto. Os encontros do pontilhão em Benevides, ha muito, estavam pendidos, e por insufficiencia elas fundações solapadas, ameaçavam eles· moronar. A reconstrucção do pontilhão com fundações mais profundas, foi orçada em doze contos de réis ( 12:000$000). Lembrei-me então de substituir este pontilhão por um boeiro triplo, aproveitando os tubos de ferro rachados e inutilisados para o encanamento das aguas da cidade, que mandastes entregar, á meu pedido, a estrada. Despendeu-se com o assentamento dos 3 cano3 em calçada de alvenaria, inclusive mate– rial, cêrca de quatrocentos mil réis (400$000). A mesma substituição fez se na ((Pratinha», onde o boeiro de alvenaria rachou e não dava mais pa.;sagem ás aguas, ao ponto de re– ceber aviso da Intendencia, para providenciar a sua reconstrucção. Col– ocou-se ahi 2 cannos de ferro de 0.90. O aproveitamento d'estes 5 cannos, sem mais prestim0s para o fim a que fôram destinados, tem produzido uma economia, em alve– naria de pedra n' estas duas obras, de cerca de quatorze contos de réis ( q :ooot,ooo), além de não ter sido preciso interromper o trafego, pela rapiJez com que fôram collocados. O triangulo em São Braz, com raios de 65 metros, é causa com:– tante de descarrilamentos de machinas, e logo que a Intendencia re– solver beneficiar a praça Floriano Peixoto, a estrada tem de retirar este triangulo, substituin1lo-o por um girador dentro da area da está– ção. Pelo meu, antecessor fôram encommenclados 3 giradores Sellers de 14,m 50, á casa Borlido Moniz, que os mandou c0nstrui.- nos Estados Unidos, e que se acham promptos para embar-:::ar, dt'.penàend') a s,1a remessa de uma ordem do sr. dr. Governador do Estado. Edificios CÓm a puxada, mandada construir pelo meu antecessor, na es– tação de Belém, a administração ficou mais folgada nos diversos com-– partimentos, mas esta obra, construida com madeira verde, já precisa de concertos. O armazem da estação de Belém, torna-se cada vez mais insuf.ficiente, tendo-se constn..ido uma plata-fórma aberta de 20 metros de extensão, para carga e descarga. A estação de São Braz. soffreu algum concertos. Torna-se indispensavel a construcção de um galpão espaçoso para abrigo dos carros de passageiros e machinas, que, á olhos vistos, estão se estragando, expostos ao tempo. - Concertou-se a estação de Castanhal faltando ainda a substitui- çã~ das portas do armazem. Em Ananinde ua construio -se uma casinha de madeira para o abrigo do agente e outra para as turmas de conserva.

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