Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

- 171- A área occupada p·.::las officinas é insufficiente, as machinas for– mam deposito na á rea da t-'Scação, difficultando as manobras. Devo insistir na acquisição da ferramenta mechanica para a carpintaria. onde a macieira ainda é apparelhada a mão, o que encarece em e::xtremo os concertos e montagens dos carros. Com uma carpintaria bem montada podemos construir os car– ros de carga e mercadorias. vindo de fora somente os trucks, para– choques e freios. U pessoal construio e montou uma serra circular, despend e ndo-se sé, o preço da folha de serra. Os quadros sob n:.;. 19 e 20, indicam o movimento de carros e machinas cm reparos nas officinas durante o anno. Via permanente Tendo sido disp ensadas as turmas e ncarregadas do melhora– mento da linha em perfil e planta, tratou-se somente de sua conserva– ção. N'este sentido foram executados os trabalhos constantes da tabella n. ?2, com um total d e 165 home ns e um auxiliar technico sob as or-, dens de um engenheiro chefe da linha, que ao mesmo tempo fiscalisa ~ a construcção do prolongamento. Assentou-se um ramal para o arsenal <le marinha com o mate. rtal e 11111 feitor da estrada, e o mais pessoal fornecido pelo arsenal. Ainda não se poude concluir o bstramento por falta de machina para o transporte de terra que é tirada do kil()rnetr,> 12. Mt:smo assim já o ramal tem servido para o transporte de madeira sendo os carros em - purrados á mão · No mez de Maio a administração recebeu definitivamente, mais cinco kilometros de linha, entre o kilom~tro t r8 e o r 23, augmentando ~ o pessoal da conserva com mais uma wrma que faz parte do numero- – do pessoal acima me ncionado. O forte inverno d'este anno prejudicou muito a linha, impossi– bilitando a substituição de dormentes q uc só foi activada de meiados de Maio em diante, poden lo os trens de pas,ageiros, já então, eleva- _,_ rem suas velocidades, de 20 kilometros a 30 por hora maxima ord ina~- ria, para não damnificar em demasia o material fixo e rodante. Não houve descarrilamento n'este anno devido au máu f;stado da linha, pois esta supporto_u, <::x• .epcional1nente em co ndições favoraveis e linha - livre, velocidade de 42 kilometros por hora, maxima das nossas ma- ~ chinas rebocando em trem leve. Com vossa ordem estudou-se o ramal de Utinga, que tem 840 . metros de extensão, se ndo os primeiros 300 metros em nivel, 460.m em_ rampa de 2% e 80.m no fim em palier, demandando um movimento de - terra em escavação de 3.ooom~ A descida para o deposito da U tinga, em qualquer rampa tor– na-se pt>rigosa, s~ por ventura desengatar se um carro na rampa, o que as vezes não se _póde evitar, apezar de todo o cuidado. Para trafegar

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