Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

rodagem ao iongo da linha, que facilite o accesso dos estabelecimentos industriaes e agricobs ás estações mais proximas. Tem-se concedido estas paradas para facilitar aos interessados a exportação de seus productos e evitar que· elles transitem pela linha com carroças e cargueiros, pois além de ser pnigoso, prejudica a con– servação da linha. f\ abertura desta estrada ele rndagern, não apresenta difficuldades e pócle ser feita gradualmente, com quatro turmas sup– plementares de trabalhadores sujeitos aos mestres ele linha dos res– pec:tivos quatro districtos. Telegrapho O telegrapho não tem funccionado satisfacto:iamente por ter o material bastante estragado, e só agora começou-se a melhoP.r, tanto a linha como os apparelhos, com o material chegado ha pouco do Rio. l'ara um reparo completo nos appardhos, precisa ainda encommendar material especial, que póde ser fornecido pelas officinas do telegrapho nacional. Pela suspensão da turma da linha telegraphica, o seffiço pas– . sou a cargo da via permanente, cujo pessoal auxilia um feitor encarre · gado da linha. Locomoção A locomoção é feita com o material rodante, constante do qua~ dro n. 2 r, que está bastante Pstragado por falta de abrigo para os car– ros, expostos, o anno inteiro ao tempo. Os carros velhos acham-se em reconstrucção, precisando todos de rodados novos, assim c0mo algumas machinas e tenders. O deterioramento das rodas é devido ao desnivelamento da linha, ás curvas de pequenos raios, aos trilhos gastos e á velocidade dos trens. O desnivelamento da linha, produzido sempre, na estação chu– vosa, quando o lastro fica encharcado dagua, só póde ser evitado com lastro de ca5calho de pedra. Os descarrilamentos de maior monta, ficaram este anno reda– zidos a um, e este mesmo não devido a defeito na linha, mas sim ao ·clcscui-do de marinheiros do arsenal, fechando mal a chave quando pa~;– saram com um trol!y pelo ramal no momento da partida do «horario)), da estação de Belem. Offlcinas As ofticinas de mechanica, resentem-se da falta de certas ferra– me ntas e p rincipalme nte de um apparelho hydraulico para tirar as rodas dos eixos, d e fo rmas que fica muito material inutilisado, :iue ainda podia ser reformado nos tornos ou com rodados novos sem eixos.

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