Relatorio apresentado ao Sr. Secretario de obras publicas, terras e viação

3-Para o transporte de animaes não se apresentam estes em numero sufficiente para apro,·eitar bem os carros respectivos. 4-0s carros de correiG> e bagagens sempre levam insignifican– te pesos. O tra fego mais vantajoso será aquelle que com 31' de peso morto, transporta ~ de carga. Aqui acontece o inverso. O que diz respeito a mercadorias e passageiros, a differença en– tre peso morto e carga pode ser reduzida, _ e para tal fim espera esta directoria bons resultados d© novo horario que apprornstes ultima– mente. O trafego fez-se reg·ularmente em uma extensão de 109 kilo– metros e com baldeação em 9 kilometros, devido á montagem da pon– te metalica em Jambú-assú. Para esta baldeação estava destacada uma machina, com um carro de passageiros, um de mercadorias e um para animaes, que fa– ziam o transporte ele passageiros e carga, além da ponte até Igarapé– assú, trez vezes por semana. O trafego ficou sobrecarregado com esta clespeza durante o anno. Com a recepção definitiva elos cinco kilometros além da estação de Igarapé-assú, o trafego estende se até o kilometro I 23 ou 1.° Cari– py; estes cinco kilometros porém, são percorridos pelos trens, excepcio– nalmente, em vista da pouca co11correncia, utilisanclo-se os moradores, exclusivamente d 1 estação ele Igarapé assú para exportar os seus pro– ductos. O trafego está sendo feito com o seguinte pessoal : serviço das estações-79, pessoal dos trens -68. As tabellas annexas os. 7 á I 8, demonstram o movimento das e.stações e seu rendimento. As bilheterias dos trens. por vós auctorisadas, renderam dez con– tos quatrocentos e setenta e um mil réis (10:371$000) retirando os commissarios uma porcentagem ele 15 %, o que demonstra a efficacia da medida. Os trens de suburbios que renderam cerca de um conto e trezen– tos mil réis ( r :300$000) por mez, não preencheram as espectativas que a administracção tinha em vista, de espalhar a população da cidade ao longo da linha, pela facilidade de transporte á horas certas ; portanto ficam de novo transformados em horario até o Castanhal, tomando pas– sageiros em todas as paradas. A parada ((Gentil Bittencourt)l, depois de ser administrada como dependencia da estação de Belém, deu uma renda de dezesseis contos duzentos sessenta e cinco mil réis (16:265$000), deduzindod'esta som– ma um conto e oitocentos mil réis ( I :800$000) para aluguel do local. Convem, porem, tratar de edificar um pe11ueno chalet de ma– deira, para o que, o proprietario da estancia ccCoelho Duarte)) prometteu concorrer com o terreno necessario. A estrada serve actualmente a onze estações e vinte e seis pa-– radas, das quaes foram concedidas quatro durante o anno de 19or. A multiplicação das paradas, é consequencia da falta de uma estrada de

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