Relatorio apresentado ao governador do Estado por Manoel Baena: secretario do governo em fevereiro de 1895

• --147-- ·. \ «A estrada de ferro central, a mais importante do Brazil, não teria ·adquirido essa importanciu si nas suas primeiras phases não tivesse havido bas.tante espet:ança e fé no seu futuro. · . «Os enormes cleficits, o avultado preço kilometrico de sua conslrucção, não impediram o desenvolvimento da•vasta rêde que fransformou-a em urna das mais uteis via-ferrcas do mundo. Com esses elementos ella dcsenvolvéu a riqueza pu– blica e constituio-se a melhor gar:íntia da propria divida elo paiz. . «Tres naturezas de proveitos resultam dos caminhos ele forro e se medem pelos bcnéfloios retirados pelo publico, pelos exploradores e pelo Estado. Supprimi temporariamente os interesses dos capitaes adiantados pelo Thesouro que ainda tereis os outros dois interesse'l a animarem a con– strucção da rêde d'esta estrada. ,,Assim é o funccionamento das estradas .de ferro nos paizes novos. Elias são os factores ela agricultura e da in– dustria. Os interesses dos capitaes, nos primeiros annos, se traduzem em economias realisadas, as receitas virão ao depois. · <,Nesta ordem de ideins econornicas não exilo cm affirrnar que a c.onstl'll'cção da rêde da estrada. ele fer.ro de Bragança, é urna das niaiS'fecundas applicações dos reditos do Thesouro.)) Ba.:i:na.l pa.:ra. Ee:i:n:fica. Por ordem vossa foi restabelecida a linha fcrrea, de lrqcção animal, entre a freguezia de Bemfica .e a pàvoaçãü de Benevides. · Esta linha, que tem a extensão de 9.0oom, foi construi d~ em 1881 para o serviço dos primeiros nucleos coloniaes es~ tabelecidos na estrarla de Bragança. Com a revisão da linha, reparos de po'ntes, rnàteriaes e animaes, despendeu-se a importancia de 2:i:G32$19G, a qual foi levada á conta da verba consignada para o custeio da .es– trada de ferro de Bragança.

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