Relatorio apresentado ao governador do Estado por Manoel Baena: secretario do governo em fevereiro de 1895

--145-- cm todos os edificios da estrada constituiram os trabalhos realisados nos limites da verba concedida.» Em cumr rimento da ordem contida em vosso officio de 15 de Janeiro do anuo passado, mandou o Director proceder ao reconhecimento da zona mais conveniente para o prolon- gamento da estrada até a cidade de Bragança. . Foi i'ncumbido desse serviço o engenheiro Rufino Franck de Lima. Do relatorio apresentado á Direcloria, verifica-se que a linha de estudo partio ~o ponto indicado, com o ·rumo de 45? SE. No kilometro 6 derivou para a direita afim de evitar os bamburraes forma'dos pelo rio Japerica, seguindo no rumo de 10? S E por terrenos bastante accidentados. No kilornelro 25 atravessou o rio dos Cacos, passando á montante - dos campos de Jaboróca. Neste ponto inclinou-se ainda para a direita cori1 o rumo ele 12? S O, para evitar os bamborraes formados pelo igarapé-assú, que ficam á jusante. Transposto esse igarapé, cáe a linha fortemente para a esquerda e procura a direcção de Bragança. Com o rumo de E, á direita da linha telegraphica, atra– vessa o rio Quatipurú no kilometro 56, no lugar denominado Cachoeira, com a largura de 140 metros, deixando á jusante campos que se vão estendendo até a fóz do rio, e á montante grandes barnburraes formados pelo rio Assahytheua, affluente elo Qu:atipurú. Da Cachoeira prolonga-se a linha na rnesnia dirccçM até o rio Tracuateua no kilometro fi5, d'onde segue com o rumo de 75? S E por terrenos pouco accidentados até a cidade de Bragança onde chegou com a extensão total de 82 kilometrns. A linha polygonal descripta deixa ver a necessidade do estudo de variantes que, attendendo á tracção e á extensão kilometrica, reduzam as dcspezas da construcção e do trafego. Entretanto a zona escolhida é a mais conveniente. Ella contem terrenos apropriados ás diversas culturas e campos vastos, onde a industria pastoril, já existente, se pode des– envolver. ' "A melhor direcção de um caminho de.ferro, diz 'o Dire-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0