Relatorio apresentado ao governador do Estado por Manoel Baena: secretario do governo em fevereiro de 1895
--143- Sobre o estado do material diz o Director: «As condições do material rodante das estradas de ferro se derivam do typo dos trilhos, do traçado das linhas, e da naturesa·do trafego. ccCom trilhos Vignole empregados nesta estrada, com o pezo de 21 kilos por metro, a carga por eixo pode ser sem inconveniente de oito toneladas, e este limite torna possível o emprego de wagons com dez toneladas de carga util e de locomotivas com força de tracção .e adherencia sufficientes. ccNeste sentido está sendo substituído o rnaterial rodante, á medida que o antigo vae se tornando imprestavel. ' «As. curvas de raios menores de 100 metros e sobretudo as declividades de 3 por cento e a conveniencia de trens mais productivos, determinaram a acquisição de locomotivas mais adherentes, da fabrica de Baldevin, em Philadelphia, da classe 8= 24 D, typo Mogul, que pesam 21. 772 kilos sobre todas as ródas motrizes e perfeitamente se prestam ao serviço dos trens mixtos, como convem ás novas exigencias do trafego. c,Tres locomotivas desta classe com outras tantas da classe 8= 20 D da mesm::i. ·fabrica, completamente renovadas nas ofllcinas desta estrada, são por emquanto sufficientes pâra o movimento do trafego. · «Os carros de 1 ~ classe para passageiros foram substi- ' t~lidos por outros muito maiores, do t.ypo americano com o peso de 6.000 kilos e a lotaçilü de 52 passageiros sem contar com as plataformas. Quatro carros construidos em Philadel– phia pelos fabricantes Jackson & Sharp, e montados nas offi– cinas da estrada funccionarn perfeitamente. «Em identicas c0ndições se deve estabelecer os transpor– tes de 2~ classe. A açquisição d~ mais quatro carros com as dimensões 'mencionadas torna:se inclispensavel. ,cMuito convem melhorar o serviço de cargas e mercado– rias, substituindo-se pouco a pouco o material rijo por wa– gons, com trucks de dois eixos que offerecem maior estabili– dade e comportam maior carregamento. «Nove carros fechados, 19 com taipaes e 28 wagons cons- tituem o material de cargas. · ' «O peso media dos wagons actualmente em serviço é de 3.000 kilos, e o carregamento apenas de 5 toneladas. «E' indispensavel, portanto, attender aos interesses eco– nomicos do trafego.
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