Relatório com que o excellentissimo senhor Visconde de Arary entregou a administração da Província do Gram - Pará ao excellentissimo senhor 1° vice - presidente Conego Manoel Jozé de Siqueira Mendes em 29 de setembro de 1868. Pará: Typographia do Diário do Gram - Pará, 1868. 15 p.
-9- ' A navegacão a vapor contractada pela presidencia com o cidadão João Augusto Corrêa foi inâugurada no dia TO· de agosto, tendo sido por mim approvadas as t abellas provisorias de Fretes e passagens nas três'"f1~da dita navegação. Para este serviço tem a companhia os vapores Mojií, e Guamá, que parecem apropriados ao fim a que se 0-estinão. As sahidas dos ditos vapores devem ter logar para o Mojú nos dias 3 e 18, Acará 8 e 23, Guamá 11 e 26 de cada mez, na forma da tabella que tambcm approvei . Em consequencia de reclamação do dito emprcsario, e depois de ouvidas as repartições fiscaes competentes, resolvi conceder a -permissão que pediu para que fosse desde logo en– cetada a dita navegação, sendo, porém, depositada previamente a importancia dos direitos devidos pela averbação e registro da carta imperial de incorpQração da companhia, que era exigida pela alfanàega e que já foi apresentada dentro do praso que marquei para esse :fim. . Esta deliberação que nenhum inconveniente podia trazer á fazenda publica, em vista das condições estabelecidas na permissão, foi por mim submettida á illustrada consideração do governo imperial. O engenheiro Guilherme Francisco Cruz, que por ordem minha seguio a bordo do va• por Gµ,amá, na sua primeira viagem ao rio lvL:~jú, informa que o dito rio offerece franca' navegação a vapores da ordem do Guamá, e que os baixos e pedra!! que existem não se tornam perigosos á navegação, sendo, porém, conveniente dGterminar, por msio de uma boia, o canal da bocca do Mojú, e bem assim remover os páos perigosos á navegação, es– pecialmente de noite . . Os pontos de escala fixados de accordo com o director da companhia são os seguintes: Bocca do J:m1bú-assú. Freguezia do .Mojú. Bocca do Canal. Fazenda do major J\firanàa e Cairary. No intuito de facilitar a navegação do mencionado rio autorisei ao director da reparti– ção de obras publicai. a mandar remover os páos que existem em differentes pontos, me– diante a quantia ele 1806000 réis, em ,que foi orçado esse serviço. No dia 30 de agosto fez a companhia a primeira viagem da 2.ª linha sob a inspecção do proprio dircctor, que me communicou as obser,ações seguintes: • Entrando o Guamá, pelo rio pequeno do Acará 1- milhas acima da freguezia deste nome, subiu até o sitio do lavrador Antonio Carlos de Paiva. Este rio, posto que tenha um fundo de 7 e 8 bracas ,ü1f&ll~, é comtudo estreito e tor- J :tuoso; e como não tenha baixios nem páod cahidos o vapor o navegou sem o menor sinistro. . O rio, porém, largo e sem obstrucção de páos cahidos, tem tres escolhos; o 1. 0 em frente de Tauaú, formado de pedras, dando livre navegação pela margem esquerda. Não precisa ser balisado, por ser muito conhecido, servindo de ponto ou guia a fazenda do mes– mo nome: o 2.º no Tau<;sú, e o 3. 0 em S. Pedro, todos de pedra e pouco conhecidos, dando pàssagem ao vapor pelo lado direito sómente: nestas partes, pois, precisa o rio ser balisado. A viagem redonda de~ta 2.ª linha foi de 20 horas, tendo o vapor caminhado 12 milhas por hora, a favor da maré. • No dia l.º ele setembro teve logar a nagem da 3.ª linha, e, das informações prestadas pelo director ela companhia, consta o seguinte: • Tendo o varior Guamá, feito esta nagem não com a mesma facilidade pelos tropeços que encontrou, não ponde chegar até Tupinambá, tocando em S. Domingos, na bocca do Inhangapy, em S. lVIiguel, e passando pela bocca do Irituia; deixando portanto de entrar .em Bujarú e Irituia: não chegou até Tupinambá porque o rio é nessa parte m1úto secco, . tortuoso e obst-uido de muitos páos. Não entrou em Bujarú por ser o rio m1úto estreito e tortuoso .que nào permitté a volta do vapor nas pontas demasiadamente curtas: existe um grande baixo pouco além de Bujarú, que só permitte a passagem sem risco com a maré grande, por cujo motivo é de summa conveniencia ser balisado nas duas extremidades, pois o canal é muito estreito. Não entrou em Irituia por ser o rio ainda mais apertado que aquelle. O vapo~· teve alguns ~!·opeços em sua viagem de ida e volta pelo rio Guamá, a ponto de f andar q~rns1 _sempre em risco e expondo os passageiros a sobresaltos., Ouvi o dm~ctor da repartição de obras publicas, e a.guardava a.s suas informações para
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