Pará. Provincia. Relatório apresentado a Assembléia Legislativa Provincial na primeira sessão da 19° legislatura pelo Presidente da Provincia do Pará, o Excellentissimo Senhor Doutor Pedro Vicente de Azevedo em 15 de fevereiro de 1874. Pará: Typographia do Diário do Gram Pará, 1874. 95 p.

-24- so ao ensino, e imprimirá direcção mais algum rigor, com o qual essas moças repugnam, e essa rspugnancia não é facit vencer-se na idade em que se acham e peio habito que auquiriram. , << Foi, pois, ürspírado pelos bons desejos de prestar serviços ao jmportante e pio estabelecimento, cuja direcção me foi_ confiada, que promoYi a sahida d'essas educandas, e por ella· insto a v. exc. « Parece-me que merecem ser atte11didas as considerações que expendo, e á vista ·dellas é de esperar que v. ex.e. reconsidere seu acto, mandando que fiquem deslígadêl.S, wmo já estão, as alumnas de que se trata. ,. , · A. vice-prnsidencia concordou com essas pouderações e reforman– do seu aclo mandou por offlcío de '12 dt~ janeiro que ~-e cumprisse a orüem de seu antecessor. • _· . Por essa forma ; cha-se vencida uma das maiores difíiculdades para sabida uas mo( \S do collegio: diante do fiel cumprimento da lei. tornou-se facílme te µraticavel---u1na medida ató e11tão julgada im– possível, ató niesmo . D juízo da iltustre commiss,ão protectora do estabelecimeuto. Mas, á par d'essa dtflh;uldacte que fui, wmo devera, rernovida, permanece uma outra mais séria e que no futuro póde ofl'erecer maior obstaculo; e mm a ser· a ·da sahiua das educandas, 4ue. não tendo protectores que as recebam, precisem ser desligadas do estabe– lecimento por qualquer dos outros meios estatuidos no regulamento; e est1 difficuldade tende a crescer- á proporção que fôr havendo, como cunipre,~ai:.:.- rigor e exactidão na escolha das desvalidas que devem ser admiltidas, e só poderá ser vencida pela educação apropriada ú t;Ondição das educandas, el e maneir'a t}Ué possam el1as com mais facili• ' dade, ou encontrar esposos entre os de sua classe, ou submetter-se á humilde e honesta coudição de creadas em casas de familia . . · Para isso é suf'Hciente que as menin 1s não só saibam ler e escre– ver, como principalmente se aperfeiçoem .em prendas domesticas. Com essa educação elJas serão facilmente boas mãis de familia, perf 1itas donas de casa e esposas virtuusas. A maiores estudos de musica e piano e ao Gurso da escola uor– rual, sómente devem ser admittidas mui poucas e escolhidas; não es– colhidas pela condição, qu~lidade e posição, porque a es::;e respeito todas são iguaes, mas pelo merncimento intelled11al e aptülão para o estudo. Pata essas poucas, que se distinguirem pelll seu f.a~nto e estudo, será facil propordonar-Jlw~ um al'!'anju ou petu casamento, ou pelo emprego nas eseolas de ensino publico, que lhes garanta o futuro. Dar a todas as meninas uma educarão litteraria ~uperior e uni– forme, é prejudiGar-lhes o presente e sacrificar-lhes o futuro. . O collegio é um asylo de pobres e desvalidas; e, pois. como •taes devem ser educadas, de maneira que, quando de l;'t sahirern. possam voltar á condição de onde vieram, e viver sem envergonhar-se entre iJH <te ~mi classe: o collegio dá-lhe edueação , amparando-as du- . ' "'

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