Relatório com que o excellentissimo senhor presidente da Província Dr. Pedro Leão Vellozo passou a administração da mesma ao excellentissimo senhor 1° vice - presidente Barão do Arary, no dia 9 de abril de 1867. Pará: Typ. Frederico Rhossard, 1867. 36 p.

-;.. • por nas aguas do baixo Tap~jós, que a tem desembaraçada até as ca– choeiras, como pessoalmente verifiquei n'uma viagem que fiz : ;i.té Itai– tuba. O gerente da companhia do Amazonas respondeu-me nos seguin– tes termos: « N. 0 3270.-EscriP,to ·i da erencia da compa11hia de na– « vegação e commercio do A à.-L'Onas :6elém, 1. 0 de abril de 1867. « Illm. 0 e exm. º sr.-Accuso a recepção do officio _de v. exc. datado « de 22 do passado, determinando-me pa1;a apresentar a v. exc. uma « proposta para uma linha de vapores entre Santarêm e as primeiras « cachoeiras do rio Tapajós, com o fim de promover rapidas commu– « nicaç'ões com a; província de Matto-Grosso por essa via fluvial, como « é de alta c,onveniencia, por estar parie d'aquella província occu• « pada por forças da republica do Paraguay. « Em resposta, cumpre- me i_nformar a v. exc. que esse ser-viço « feito por um vapor da força de 30 cavallos, necessario para poder « conduzir cargas, ex.ige a subvenção annual de 36:000$000 de réis, ha– « vendo duas viagens mensaes, entre Santarém e Itaituba. « Outr'ora o commercio exterior de Matto-Gro13so era feito por « intermedio desta província pelos rios Guaporé e Madeira; depois que « se mudou a capital d'aquella provincia para Cuyabá e que se reco– « nheceu ser menos penosa e mais curta a navegação pelo Arinos e _, Tapajós, foi abandonado aquelle caminho; mais tarde foi tambem < esta ultima via fluvial substituída pela linha de navegação á vapor , do Alto Paraguay estabelecida pelo governo imperial entre Monte– .« vidéo e Cuyabá, continuando apenas os cuyabanos a vir uma vez « por anno comprar guaraná a Maués. « Logo que rompeu a guerra entre o Brasil e o Paraguay restabe– • leceu-se o comm€rcio entre Cuyabá e Santarém, tendo subido já « esrn anno com este destino 500 alqueii-es de tlal e outras mercado– « rias, no valor de cerca de 80:000$000 réis-. • A maior difficuldade para a navegação do Tapajós são as ca– « choeiras que o obstruem acima de Itaituba, sendo franco até este ul– « timo ponto para qualquer vapor. « As embarcações carregadas só podem descer com o rio cheio, e « subir no principio da vasante, semelhantemente as que navegam o « Tocantins e Araguay, Madeira, Guaporé. Do que venho de expor « parece que uma das mais urgentes necessidades, é facilitar-se a na– « vegação para ;Hatto-Grosso pelo Tapajós; porque a desobstrucção « das cachoeiras dos outros rios exige m:l::iare~ de contos de 1·éis, ao ( passóque com 200 ou 300:000S00O d ~1: i, ode-se estender a do • Tapajós até -á___sua segunda cachoeira, · .npando-se e alargando- se • um canal lateral existente; e mel~o:.__ar-se muito a navegação das « canôas d'allí para cima. :.. • Cabe aqui, notar que, se a expediça ara Matto-Grosso tivesse « sido formada dos batalhões que d'aqui marcharam para o sul, quasi « em sua totalidade compostos de :filhos desta provincia e da do Ama– « zonas, e seguisse pelo Tapajós, teria ella chegado a Cuyahá em no– « venta dias quando muito: poupando-se àssim dinheiro súfficiente « para melhoramento dessa via fluvial, ~ o que é mairo, muitas vidas t

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