Relatório com que o excellentissimo senhor presidente da Província Dr. Pedro Leão Vellozo passou a administração da mesma ao excellentissimo senhor 1° vice - presidente Barão do Arary, no dia 9 de abril de 1867. Pará: Typ. Frederico Rhossard, 1867. 36 p.

Nas 5.ª e 6.ª linhas s6 se transportaram encommendas. Na l.ª linha foi augmentada a escala de Monte-Alegre, tendo~se para esse fim celebrado com a companhia o re'lpectivo contracto nÔs– termos da lei provincial n. @05 de 20 de novembro de í866. Era de ha muito reclamado este beneficio a ·bem do desenvolvi– mento d'essa villa e do seu '" ,,._;, - - "~'1e a creação do gado vaçcum e a pesca de pirarucú são dignos de a- "•mção e protecção. Accresee que as suas terras são as mais .altas que se encontram pl·oximas ás– margens do Amazonas brazileiro, e as que melhores condições offere– cem para o estabelecimento dos emigrantes, por terem exceUentes pastos naturaes, ricas mattas virgens com madeira de primeira or– dem,. e que se prestam á cultura de todos os generos que produz esta provmcia. _ Tambem na linha provincial entre esta cidade e Chaves foram creadas mais duas escalas, uma a de Curralinho, em virtude da 4 :L condição de contracto de 12 de abril de 1862, por t~r sido t:rnnsferida para alli a séde da villa de Oeiras; e outra a de Bôa-Vista entre Muaná e Curralinho, .por acto da directoria da companhia, a pedido de alguns– negociantes que para alli entreteem relações. U movimento dos passageiros, ha alguns annos que se conserva estacionario, afóra o extraordinario, proveniente da conducção de tro– pas; é, porém, de esperar que elle se desenvolva logo que a emigração se encaminhe para esta província. O trafego de cargas tem tido notavel progresso, e no corrente an– no tamanhas proporções tem tomado, devido ás grandes safras de borracha, cacáo e castanha, que sem embargo de t erem oa vapores o dobro da Cf! pa('idade exigida pelos contractos vigentes, não são sufh– cientes para o transporte. Deste facto (]Ue é prenuncio de ser este anno o de maior movi– mento cm.nrnercial da província, surgirão sérios embaraços para esta praça, rmp0rio natural do commercio do vail e do Amazonas, emba– raços que o,gerente da companhia t em procurado remover nos limites de suas attrfüuiç.ões, já solicitando e obten o da directoria antorisação para mandar fazer uma viagem extraorcl inaria na l.ª linha, qnc foi desempenhada pelo , I nca» no mez de março ultimo 1 e já facilitando o fret:.mento dos vapores disponíveis. Hoje está provado até a evidencia que duas viagen.s mensaes na linha principal são ínsuffi C' ientes 1 e 1 como sem embargo de ter sido abolido o privilegio da companhia, ainda nemhuma outra se estabe– leceo, e todas as em_pxezas ' . .1 e se hão proposto a tomar a si serviço semelhante, tem tam~ ,,,J~<lo subvençno~ prova de que não pódem dispensal--a. Tomando EL nsideração a proposta que em data de 3 do corrente offereceu eft mirib _decisãn o germte da companhia, e sob a p ressão de irn:tantes n ~lamac; ões do commercio d"'sta prnça, celebrei com a mesma um ~Jtracto para o estabel ecimento de uma nova linha d'aqub-.'t.é Obidôs, a qud deverá prolongar-se até o Crato no rio Madeira, se fôr aceita pelo governo imperial a propo,:;ta já fei– ta pela companhia para a navegação d'aquelle I io. No co'htracto que celebrei, inclui a clausula de ficar elle.dependen– te da approvação do corpo legjslat.ivo provincial, visto ser preci8~ ama. :;;.

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