Relatório com que o excellentissimo senhor presidente da Província Dr. Pedro Leão Vellozo passou a administração da mesma ao excellentissimo senhor 1° vice - presidente Barão do Arary, no dia 9 de abril de 1867. Pará: Typ. Frederico Rhossard, 1867. 36 p.
,: .. (:1') Existem no estabelecimento meninas que se ãistribuem nas imguin- tes classes: Pensionista • 9?) Porcionistas 23 Adjuntas. . 8 Aggregadas. 8 Chamão-se adjuntas~ ag regadas ás collegiaes supranmnerarias que são mandadas admittir pelo governo da província, attentc o peri– go de deixa_l-as ao desamparo, á falta de recursos por parte le suas familias. A d-espezas com as aggregadas correm todas por cunta da provincia; com as adjuntas, porém, as do vestuario, pela familia. Nestas classes não hesitei em mandar admittir as desvalidiis, -or- phãs de militares mortos na guerra em defeza do paiz. 6 ,, INSTRUúÇÃO PUBLÍ0A, E; de intuitiva demonstração a influencia da insttucção f;obre os destinos do homem ; razão porque não ha assumpto que -mais reclatne os cuidados dos poderes publicas. _ Mas porque nada fizestes no sentido _de melhorar tão importante l'amo do serviço publico ? me perguntarão. A, resposta resume-se na allegaçào do pouco tempo de m'ínha ad- ~ ministraçaõ, sem duvida insufliciente para o estudo de assun1pto taõ complexo, que, para ser melhorado sensata e utilmente, reclama mais do que a trasladação de idéas adaptadas em outros paizes: reclama o exame das condições especiaes em que nos achamos em relação á ex– tensão do nosso territorio, condições de vida da população, seus habi– t_os--,,e costumes, e outros elementos aproveitaveis ao fim que se tem em m1~:is:11me que de certo não é para fazer-se em cinco r~,,., :,;es, oc– cupados em 'tânto&_assumptos que constituem a orbita da a,dministra-' ção des_ta provincia;-mâxime na quadra que atravessamos. Nada fiz no intuito de mell!Qtar a instrucção publica dEi província que pelo juizo que me foi possivel--formar em algumas visita ,s que fiz á escolas, nada tem que possa tranquhliz,ar os espíritos d'aquelles que considerão a instrucção da juventude a g-1'.!J,nde alavanca do progresso de um povo. - - --- , _ Nada fiz; mas se alguma cousa emprehendera levar a effejito, nada preferéria á realisação da ideia da instituição d'uma escola no1 :mal, des– tinada a preparar mestres, sem o qtte n , _ca os teremos ca ,pazes de comprehender que no professorato ha ll"l-' ~ ie o exercici ,o d'uma industria, ba um sacerdocio. A escola é o mestre; e em quanto .ao os tivermos na altu ra d'um sacerdocio, á instrucçaõ pliblica falta• 1 base, e portanto nunc _a o e.d~ ficio será com segurança elevado á al = Q e dimensões devida,.,,s_, ,--,-- Acha-se á frente da repartiçaõ dai 1cr ,õ ,17' lica o dr. Antonio Gonçalves Nunes, que por mim foi no ) em J:'z de fevereiro ultimo; de sua intelligencia, zelo e amor á terra que o vio nascer, é de esperar que tire recursos para prestar optimos serviços em assumpt o taõ im– portante, preparar na flôr do futuro fructo abundante de seiva pura e sã. Os professores do Collegio Paraense, ot ·nte.rmedio do respectivo
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