Relatório apresentado ao Governo do Estado Exm° Sr° Dr. Augusto Montenegro pelo Dr. José Paes de Carvalho ao deixar a administração em 1° de fevereiro de 1901. Belém: Imprensa Official, 1901. 123 p.

-91- \..,,- nos desoccupados, por consequencia, onde com a estrada é preciso tambem crear o trafego. Para se avaliar a~vantagens que se colhem de estradas d'esla ordem, n:.:to se deve olhar somente para o balanço de sua receita e despesa, mas para as riquezas que ella creou nas regiões que atravessa, para a poµulação que se fixou e pros– péra nas terras que a marginam. para a agricultura que cllu fez crescer, emfim, pLa a força productiva do Estado que el la augmentou. Considerados todos estes elementos, e contrabalançados com o que a estrada produz e consome, é incontestavel 4ue grandes beneflcios nos tem ella trazido. Em 1897 a Estrada explorou 105 kilomelros, lendo µer– mittido estabelecer colonias importantíssimas acima do Cas– tanhal. No entretanh é preciso notar que mesmo sob o ponto reslriclo da exploração da estrada a renda poderia ter-se ele– vado a mais de 30°/o, se suas tarifas fossem mantidas nas mes– mas condições das outras estradas de ferro do paiz, o que concorreria para a reducção dos deficits que vão augmentando pelo prolong-arnenlo da estrada a regiões que naturalmente nada ou pouco produzirão immediatamenle. Assim, pois, para fazer face a esta solução de deficits í'l'escentes urge, sob o ponto de vista geral, proseguir na colo– nisação dos terrenos que marginam a estrada em seu prolon– gnrnento, e sob o pontovie vista especial, alem da mais seve– ra economia, o rstudo das tarifas de accôrdo com o meio a que serve a estrada, tendo sempre e.n vista facilitar a expor– tação de cereaes e generos de primeira necessidade afim de fomentar a lavoura. Na corrente de iJéas de economia convem realizar a substituição de lenha pelo carvão, com o combustivel. Nos ultimas quatro annos, os concessionarias da con- strucçâo do prolongamento construiram ~ kilometros, dos • /_ quacs 5 d3 1897 a 1899, acceitos neste ultimo anno, 9 de 1898 I <r a 1899 e acceitos cm Janeiro de 1900; dos restantes 22 kilow~- tros, 18 foram construidos de 189~ a 1900 e acceitos em D'é- zembro d'este anno e os 4 ultirnos, até áo povoado do Livramento, ·~construidos em 1900 e acceitos em Janeiro · ultimo. Destes 35 kilometros, 13 já estão sendo trafegados e 22 sel-o-ão logo que terminarem os seis mezes de conservação a que cstao obrigado~os empreiteiros.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0