Relatório apresentado ao Governo do Estado Exm° Sr° Dr. Augusto Montenegro pelo Dr. José Paes de Carvalho ao deixar a administração em 1° de fevereiro de 1901. Belém: Imprensa Official, 1901. 123 p.
-54- fiei! funcção, seja por outra qualquer causa, o que é evidente é que o regirnen actual tudo deixa a desejar. Chnmo para este facto a vossa attenção esclarecida. O Lyceu Paraense e a Escola Normal tiveratn egual– mente sua refornw, aquelle no Decreto n. 798 de 8 de Janeiro e ·esta no Decreto n. 809 de 29 de Janeiro do anno passado. Equiparado como se acha o prime.ro do:; referidos esta– belecimentos ao Gyrnnasio Nacional, sua reorganisação foi moldada no plano da ultima reforma por que passou este in– stituto. A reforma da Escola Normal, que vinha de ha muito sendo reclamada, óbedeêeu ao pensamento da simplificação de seu curso e da maior limitação dada ao ensino de cada dis– ciplina. Lastimando a carencia ele professores normalistas, toda e qualquer reforma devia tender a facilitar a couquista do diploma. São estes os pontos principaes das reformas que para a nstrucção primaria, Lyceu Paraense e Escola Normal foram por mim decretadas durante o quatriennio governamental que agora termina. E111 t0dos os seus detalhes têl-o-eis reunidos no volume a que em começo fiz referencia. lnnegavel é que o nosso ensino publico desfrurta presen– temente em todos os S8US graus nm estadio de visível anima– çiío e progresso e estou certo ,4ue, corrigidos os defeitos e preenchidas as lacunas que naturalmente ainda se encontram · nos seus estatutos basicos, caminhará el!P. desassombrada– m8nte na conquista da posição que lhe está reservada no meio do progresso e do adeantr.mento que o nosso Estado justamente se i_::.ngloria de haver alcançado durante a pri– meira decada republicana. No sentido de dar melhor orientação ao ensino profissio– nal facultado no Instituto "Lauro Soclré", e de conformidade com a auctorizaç&o do Poder Legislativo, fiz b.....:,xar o Decreto n. 726 de 12 de Julho de 1899, nelo qual reorganisei esse e~tabelecinieuto, nrklicci,)nando-lhe o ensino agrícola, tã0 es- .sencial a todos os povos. Na impossibilidade de continuar o Instituto no antigo
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