Relatório apresentado ao Governo do Estado Exm° Sr° Dr. Augusto Montenegro pelo Dr. José Paes de Carvalho ao deixar a administração em 1° de fevereiro de 1901. Belém: Imprensa Official, 1901. 123 p.
, -51- dade dos poderes publicos intervirem 11a marcha regular do mercado. INSTRUCÇAO PUBLICA Em publicação official, já entregue ao dominio publico, encontrareis reunidas todas as reformas que dentro da au- . ctorizaçilo conferid- pela lei n. 593 de 25 de Junho de 1898, julguei necessario decretar para a instrucçao publica do Es– tado em seus differentes graus. O nosso ensino primaria que vinh<t de ha muito apre– !'entando evidentes symptomas de decadencia e abatimento recebeu, no regulamento de 2 de Janeiro de 1899. impulso que felizmente o vae por toda parte animando e reerguendo. Nilo ha,,endo necessidade de aqui consignar as bases todas sobre que assentou-se essa reforma, devo deixar notado que duas foram as idéas que predominaram na sua elabo– raçM. Querll referir-me especialmente á que permittiu ás mu– lheres o ensino do sexo masculino e a que instituiu entre nós os grupos escolares. A primeira vinha de ha muito impondo--se como ina– diavel, por ser a unica medida capaz de imprimir vida nova ao nosso ensino primaria que á falta de professores titulados, estava entregue nas mn.os inhabeis de professores interinos, algumas vezes sem a precisa instrucção e sempre sem a erlu– caçã11 profission 11, a dedicação e o zelo necessarios ao nobre sacerdocio do mestre-2scola. A nossa Escola Normal nos ultimos annos tem estado quasi reduzida ao ensino do sexo feminino, pois a matricula de alumnos do sexo masculino tem baixado a porcentagem sempre inferior a 10 % apesar dos esforços do poder publico no sentido de atrahir os homens ao esf.udo normal. Os ultimos tres annos apres':'ntam ~oroporção de 1:15 entre os :homens e mulheres diplomadas na Escola Nor– mal. Na contingencia, portanto, de adaptar medidas que salvassem o ensino primaria rias mãos do professorado interino seh.,., as garantias de habilibições e idoneidade profis– sional não hesitei em entregar ás mulheres, que em uma maioria esnngadora formam hoje o nosso pessoal de profes– sores normalistas, o ensino do sexo masculino, uriL.co que lhe era vedado pelas reformas até entao vigentes. '-'
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