Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial na segunda sessão da 17ª legislatura pelo Dr. Abel Graça Presidente da Província em 15 de agosto de 1871. Pará: Typ. do Diário do Gram - Pará, 1871. 71 p.
/ I r r ( 11 ) qnenta regularmente as aulas; mas lia ainda alguns que só se 'matriculam para compartilharem a vida prasenteira e jo– vial dos seus coetaneos, e bem pouco se lhes dá na frequen– cia e de cultivarem sua intelligencia. Podemos achar no Licêo um exemplo d'isto: dos 137 alumnos nrntriculados no anno findo, apenas GG (menos de meta,de) poderam ir á exame, e 13 d'elles foram reprovados! Indica isto. que a, frequencia foi sómente de 66, e que a matri– cula não representa i,rogresso algum real. Seguramente por falta de dados sufficientes, não ministra o relatorio da directoria geral os e~;elarecimentos pelos qnaes se possa bem conhecer a freqnencia das escólas; o relatorio, comtudo, diz que a frequencia no corrente anno, oscilla coli– forme as duas estações, sendo a sua proporção para a ma– tricula de 3 para 4, no verao, e de 2 para 3, no inverno, pro– porção que regulou no anno findo e nos anteriores. Quanto ao Licêo Paraense subsiste a mesma obser vação á respeito da frequencia e matricula. No anno findo as aulas de contr.bilidade, de musica e de desenho não deram alumno á exame. A de rethorica e a de historia teve cada uma 2 alumnos matriculados, dando a primeira 1 e a segi.,ncla 2 alumnos á, exame. A ele contabilidade e a de 1-;hisica e chimica t eve cada uma um alnmuo.matriculado; levando a de phisica o seu á exame. A de philosophia, nào te\e nenhum alurnno matriculado. No corrente anno a de chimica e phisica, e a ele dese– nho não têm alumnos; a de rethorica s6 têm um e as de la– tinidade e de musica apenas 2 cada uma. Em vista destes dados estatísticos, vem naturalmente ao espirito o desejo de perguntar se vale a pena manter a pr0- vincia, com tanto sacrificio de suas rendas, um estabeleci– mento como o Licêo, que produz tam mesquinhos resultados. SeEhores, estou muito longe de aconselhar-vos a extincção do Licêo; pelo contrario espero que os seus resultados actuaeR não vos fação recuar nos esforços de mantel-o á todo custo, com as alterações e modificações, que forem necessarias para tornal-o util e produsil' os béneficios. que d'elle pod&mos co– lher. Um estabelecimento como este tào bem servido de pro– fessor e~ habeis, tão generosamente dotado de recursos pe– cnni:.i rios, mai; não apresentando y,mfagens reacs para a in;;-.
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