PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

- 93- Em 28 de Novembro do anno findo, foram inaugurados mais 14 kilometros, sendo: a porcentagem elos alinhamentos rcctos, de ~7,1 º1 0 , e das curvas, 2,9 º1 0 , cujos raios variam entre 300 a l .000 metros. As declividades empregadas variam entre 0,005 e 0,0180m. A porcentagem 'de. nivel é de 22,8 º1 0 , e das rampas, de 77,20 ºlo• As obras effectuadas na primeira secção, no decurso do anno findo, foram: destocarnento 1200,m 2 250 movimento de terra, simples, 54416m 3 473; movimento de terra com transporte, 11.084,m 3 620; movimento de pedra simples, 3.198,m 3 900; mo– vimento de pedra com transporte, 7.864,m 3 080: desvio do rio, 488/ 1 3 320; assentamento de tubos de grés, 14,m 800 ; dormente~. 3.976 ; postes telephonico:=:, 97 ; assentamento ela linha e desvios, 15.677 m00; ponte de Marapanim com pegões de alvenaria de pedra e argamassa de cimento e superstructura de madeira com o vão ele 15m ; 20 pontilhões sobre os igarapés Pau Amarello Anhanga com pegões de alvenaria e argamassa de cimento e su– perstructura de madeirG, com 4 m de vão cada um ; 8 drains com tubos de 12 pollegadas de diametro ; urna casa em Marapanirn para residencia do engenheiro chefe de secção ; 1.--130 m de pontes para serviço; e em construcção a estação de Marapanim, cujas despezas importaram em 317:541$75-!. As obras effectuadas na segunda secção do prolongamento da estrada e contractaclas com o major Affonso de Albuquerque Ma– ranhão, em virtude do contrado rlc 27 de Maio de 1895, e modi– ficado em 28 de Abril de 1896, são os seguintes: l.º, roçado e lim– peza em uma faixa ele 14 kilometros de extensão sobre 40 metros ele largura, entre os kilometros 30 e 44; 2?, preparação do leito em 4,300 m elo kilometro 30 ao kilometro 34 X 300, achando-se os cor– tes na extensão total de 2,960 m abertos em caixão. Falta para completar este trecho o taludamento dos cortes, o levantamento dos aterros na extensão de 170 m e a construcção de 2 drains, 1 pontilhão com 3 metros de vão no igarapé Tucuman, 1 ponte com :{O metros ele vão sobre o igarapé Jarnbuassú, o assentamento ele trilhos e a construcção da estaçM que deve ficar situada no kilo– rnctro 3-! + 50; 3?, está tambem atacado o corte em frente á po– voação de Jambuassú, com a extensão de 190 m, achando-se os aterros promptos na extensão de 40 m de um lado do corte, e 11O m do outro lado ; 4.º, nos kilometros 35 e 40 foram tambem atacados 2 cortes, achando-se effect~ vri-nieiro...u..r~_re__baixo de 1,60 m na media, na exte~ 920 m e outro com o rebàix~e 1_~50 m~ na extensão de 210 m; 5.º, consfrucção da casa de residencia e es– criptorio, preparo de 2.000 dormentes e 52 postes para a linha te– lepho:iica. -..

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