PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

-92- - cc de kilotnetros de rios navegaveis, como sejam, o braço do rio e< Marapanim, o Jambuassú, seu affiuentc, e os rios C:iripy, Cintra, ,e Quatipurú e Caeté, que assim se constituíram em verdadeiros (( ramacs uaturaes d'esta ferro-via, utilisando as cidades de Cintra ,e Bragança, as villas de Marapanim, Santarem-Novo e Salinas, e ,e as populações locafüadas :.í, margem dos r,·feridos rios. ,e Quando os princípios em que se fundamentou o traçado cc para o prolongamento desta estrada, não o obrigassem ; quando, cc a fertilidade das terras proprias para lavoura e para industria cc pastoril, que tanto convem dPsenvolver, não o impozesse, basta ,e confrontar a extensão da directriz com o das linhas tclegraphi– ,c para Bragança e Salinas, que se diz serem cs mais curtos cami– ce nhos, para immediatamente se verifi~ar quão desarrazoado é cc esse conceito. Examinando-se a planta da linha telcgraphica ou cc as cadernetas do assentamento dos seus postes, se reconhece que (( do Castanhal á, OapanPma, essa linha tem a extensão de 92 kilo– ,c metros; que do Capanerua a Bragança mede 55 kilometros e cc que de Bragança [t Salinas tem 70 kilometros, perfazendo a som– cc ma total de 217 kilometros. ,e Confrontando esta extensão com a da d1rectriz approYada e, rar~ o prolongamento desta estrada, ou com as cadernetas do ,e reconhecimento d'essa linha, se verifica que do Castanhal á Sali– c< nas, a linha mede 116 kilometros e que do kilometro 102 dessa e< linha á cidade de Bragança, a extensão é de 8:Z kilometros, per-– e, fazendo a somrua totai d<J 198 kiloruetros, donde resulta uma e< differença em favor da directriz, de 19 kilometros. Se porém ff considerar-se que a estrada, segundo a direcção da linha tele– c< graphica, terá, de desenvolver a sua exten&ão de mais uns 20 e, kilometros, por isso que o seu traçado está, sujeito á diclividades e< que não podem ser excedidas, e considerando-se que o estudo de cc variantrs póde ainda reduzir a extensão da directriz approvada, cc facilmente se eYidcnóa que a differença entre as linhas compa– c< radas eleva á 40 kilometros em faYor do traçado approvado, donde ,e resulta uma economia de 2.000 contos, á razão de 50 contos por ff kilometro, porque está, cont.ractada a construcçiío do prolonga– (< meato d'esta estrada.>, Em 11 de Julho de 1895 foram entregues ao trafego 16.3-11 m de linha construida, sendo : 600m entre a parada provisoria do Cas– tanhal e a estaca zero do prolongamento ; 15.040m, entre esta es– taca e a parada de Marapanim; e 701m no triangulo da estação do Castanhal e desvios. No trecho inaugurado, a porcentagem dos >1.li – nhamcntos rectos é de 93 ºlo e das curvas de 7 º1 0 , cujos raios va– riam em 300 á 100 metros. As declividades empregadas variam entre 0,005m e 0,017m. A porcentagem de nivel é de 51 ºlc , e das rampas de 49 º1 0 • ;:,

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0