PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

-86~ Tarnhem foi renovada a linha lelephonica, despendendo-se com a substituição, fio 0,"'005, braços e izolaclores Siemens e Ca– panema, 5:650$000. MATERIAL E TRACÇÃO Foram adquiridas duas locomotiv::is da classe 8-24 D, typo Mogul, ela fabrica ele Baldwin, de Philadelphia, na importancia ele 134:347$125, tres carros breacks para mercadorias e dez abertos e com taipaes, pam carga, na imporl.ancia de 55:299$93-t O material rodante compõe-se ele 11 locomotivas, 12 carros para passageiros, 9 breacks para mercadorias, 2 carros para tran– sporte ele animaes, 2 ditos para carga, abertos, e 39 com taipas e 11 plataformas para transporte ele mercadorias. A montagem das locomotivas e carros importados e os repa– ros effectuados nas offü:inas da estrada e no material, importaram em 98:981$919, sendo : Pess0al ............. .. ...................... . Material ................................... . 72:637$750 26:344$169 98:981$919 Duranle o anno .. rircularam 1.822 trens, 455 rnixtos, 394 de passageiros e 976 de carga e 122 de lastrn, material e serviço: tendo realizado um percurso de 126.000 kilomctro3, dando a media ele 64:866 por trem. · O das locomolirns foi de 140.982 kilometros e o elos carros ele 1.612.993 hilometros, sendo: Carregados ....................... . 981.878 kilometros Vasios ............................ . 631.115 )\ O valor da tracção propriamente dita ascendeu a 96:954$408, sendo: Pessoal, ................................... . Cornhustivel.. ........ ,.................... . Lubrificantes e fornecimentos diver- sos ....... ········ ....................... . dando : Custo medi o ele trem .................... . " porkilometropercorrido ...... ,.. b6:790$500 23:773$500 16:390$400 49$873 768

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0