PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.
--262- sendo portanto de pres 1 1mir que o preço de sua desapropriação seja ex~es,i vo; a p0nta do Taipú é um manga! de 450 metros de extensão, com portando apenas lig:i;iras edificações. Passamos a expor o resultado de no sos trab 1lhos e das con– clusões a que chegamos. TATUOCA A ilha C:'Stá a 1. 0 22'9" de L:lt. S. e aos 5. 0 20'2 l" O do Rio de JanPiro, elevada 3,m52 acima du uive! do mar, ~itnada na foz do Rio Guajar[t ou Pará, na confiuenci1 das bahi,ts de Mamjó e Santo Antonio. Dista de Bclem Hi milhas, da villa do Pinheiro, 5 1/2, da vill.i do Mosqueiro, 3, e da casa mais proxima edificada na ilha de Cutijuba, 3. B' batida pelos ventos dos quadrantes N. K e S. K, os quaes são de intensidade moderada , não excedendo senfw raramente 120 metros por minuto. Cercada em duas terças partes do seu perímetro por bancos de pedra e muito pouca areia, dispõe em su<1 face de sotavento na direcção S. S. E. N. O. de um canal de fundo variavel entre 9, 12, 15, 22 até 35 metros de profundidade, em lama, areia e -pedra. Perf~itamente abrigado d'esses ventos e cvmpldamente á sombra das ilhas Tatuoca por um lado, Cutijuba, Paquetá e J utu– ba pelc1 outro, offerece bom ancoradouro e seguro abrigo á embar– cações de não importa que calado e tonelagem. Começa no Canal Grande e extende-se até as pedras de Cutijuba , com uma largura media de 4fí0 metroR. Os meios de communicação tanto com Belem, como com o Mosqueiro, Penheiro e outros lugares proximos, são muito faceis podendo serem utilisadas embarcações de qualquer porte. O Canal Grande que corre á N. E.-S. O. dista da ilha 800 á 1000 metros e é o lugar de passagem dos navios á vapor e á vela que demandam o ancoradouro de Bdem. Igual caminho se– gue o grande numero de canôas qua faz o trafego entre a capital c as diversas localidades da ilha de Marajó, do canal de Bragança e da Costa. l\Iuitas das pequenas canôas que se dirigem á Capital apro– veitam o pe11ucno canal que existe entre a Tatuóca e. Cutijuba. Diversas embarcações que se empregam na pequena pesca, exercem a sua industria nas proximidades da ilha. Estas embarcações levam o producto da pesca á Capital, ou directamente ou por intcrmcdio dos vapores das linhas do Pinheiro e do l\Iosqueiro, que com ella mantêm rapida e frequente communicação. Tanto os tripolante1,
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