PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

-120- LeYando-se em conta as despezas com o. estudo dos igarap(>:;, viagens, reco1nhecimentos como pertencentes ao traçado geral do eixo da 14 kilometros + l5Om.. o preço kilometrico da exploração, onerada d'aquellas despezas, será de 191$592 réis. CONCLUSÃO Tendo reconhecido, em vista dos estudos que fiz -no terreno que o projecto da estrada, de que trata a lei n. 166 de 1. 0 da Junho de 1894, é impraticavel pela margem Jireita do rio Ta– pajós, sem dcspPz ,s aYultad~s, iuademi~siveis na construcção de estrada d'esta categ:oria ; suspendi os trabalhos da expl0ração e em mflu officio n. 7 de :rn de Novembro de 1895 len•i ao vosso conhe• cimento e,tà occurrencia . As ponderações eX[!OSt-as n'cste relatorio sobre este psnto ca– pital, sufficientes decerto para a demonstração rxacta do meu ;isserto, cumpre-me accrcscentar otlt1"c1s considerações c1~1t', si bem não tenham os fundamentos d'ariuellas, concorreram todavia para robustecer o meu juízo sobre a impraticabilidade du projecto. R efiro-me ás informações riue colhi e que reputo verdadeiros acerca do terr,rno que não foi explorado, nas mesmas condiçõe das zona exploradn . O igarapé do Pimental qu11 desagua á margem direita do Alto Tapajós ent.re as cachoeiras do cabo Lino e do Tamandu{~, abaixo, portanto, das rapidati do Bururé, teria de ser transposto pela en– trada , e tendo elle :i margem direita, entre outros, o seu confluente principal, o Burary, que corro cm terras alagadiças Yerdadeiros igapós, o traçado encontraria difficuldaàes iguaes, senão superiores ás que determinaram no Piranga o insuccesso da exploração A pas,agem obrigada do Burary e do Pimental bastaria para tornar irreali~avel o projecto da estrada até o Buburé. Não ha duvida que a estrada marµinal do Alto Tapajós, des– tinada a eYitar a primeira secção encachoeira d'aquelle rio, é uma das mais palpitantes necccssidadrs d'aquella rep.ião, reclamada ha longos annos em nome de interesses muito rcspeitaYeis; mas a im– praticabilidade cfa abertura da estrada pela margem direita se apresenta com a inflexibilidade e dureza do facto coosumodo. Restará levar a exploração pela margem esquerda por onde. a confiar no criterio e senso pratico do povo, outras:serão as con– dições .do traçado. Com effeito, ao passo que toda a zona da cxploraç-ão pela margem direita do Tapajós é completamente deserta, na margem üpposta ha uma população expar,a desde e Jacaré até acima do Buburé e existem caminhos que ligam as habitações e estabeleci– mentos situados entre acl'telles pontos. .BJ' eerto que a estrada terá de passar os igarapés Jacaré. Tracuá, Sumidouro, Uruá e l\Icambuha-Zinho d ma~ a acredit ar

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