PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

-115- p0, como vos communiquei esse officio, n. 2, de 4 de Setembro de 1895. Percorrendo, em reconhecimento, a margem direita do Tapa– jós entre Bella-Vista e Piranga, encontrei terras baixas, apanha– das, e sómente o lugar i\1alloquinha, por ser uma ponta alta de terra firme, chamou a minha attenção; ma~ tendo reconhecido que o porto é inaccessivel até para pequenas embarcações por causa da extenAa praia que o domina, fui levado a desprezai-o, como os outros. Em vista d'isto deliberei-me a estudar o Piranga, que é o ponto indicado na lei, e segui para ali descendo o rio em canôa. Chegando ao Piranga vi immediatamenée e depois verifiquei, pelas sondagens á que procedi, que o porto, em todas as epochas do anno, satisfaz as condições de facil accesso, bom ancoradouro e desembarque commodo. Penetrando nas mattas adjacentes. reconheci que o terreno se eleva suavemente para o centro e que, portanto, nâo offerece as difficuldades de que fallou o meu antecessor, o qual limitou a exploração dos terrenos baixos das margens do Piranga, como rnrifiquei das picadas que encontrei, todas convergentes para a margem do igarapé. Resolvi-me, por i8so, a prJseguir nos estudos, preferindo o Piranga para ponto inicial, não só por ser esse lugar indicado na lei, como por não me achar convencido, depois do reconhecimento que fiz, rle que aquellc lugar é o unico ponto em condições conve– nientes, de onde poderia partir pela margem direita do Tapajós, a cstrnda projectada. Effectivamente, o ponto escolhido cstú. situado á margem direita do rio, tem exccllente portQ, offcr•!ce bôas condições de t.lescmbarque e é accessivcl, durante todo anno, aos vapores que chegam ,i Itaituba , d'onde dista, em linha recta, pouco mais de l[) kilometroR, como nreis do esboço topographi_co, que levantei (, bussukt na escala de 1.100.00ú m. em uma viagem que fiz de Ita:tuba ao Piranga na lancha a vapor «Cidade de Santarem)), o qual encontrareis junto. TRAÇADO Fixado no Piranga o ponto inicial e determinada a directriz geral da estrada em rumo de S. O cravei a estaca-O-da exploração e lancei o eixo da linha cm rumo de 15º S afim de levar o traçado por terras altas e fugir das margens alagadiças do Piranga , conduzindo assim a exploraç!lo pela lombada que se– para as aguas que vão ao Piranga das que correm para o igarapé Rainha. A zona longitudinal da exploraçiio estava circumscripta ao quajrante S. O. pelo conhecimento e determinação da linha geo-

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