PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.
· -109- Foi neste lugar que despendi os maiores meios pecuniarios e de actividade. Junto vac o perfil do iugar; n'ellc se vê o serviQO que fui obrigado a fazer. ~ Alem do aterro e relativo corte, precisei construir uma ponte de 30 metros de vão com 5 de altura. Luctei muito para dar cabo da minha tarefa neste lugar. As aguas continuamente estagnadas, nos dias de chuvas en– chião de um modo asfüstador, nu meio Ele uma g:uganta, o ter– reno fofo, aonde uma vara de 4 a 5 metros só com a forQa do braço desapparece ! Mandei construir no alto do morro, lado direito, uma cho– pana para abrigo dos trabalhadores, e. embora com sacrificio de dinheiro e sande, deb<iixo de minha immediata direcção, mandei tirar a madeira necessarià para a eonstrucçfto da ponte; e depois de um nivellamento rigoroso, abrir cortes e aterrar para dar o de– clive requisitado. Depois de tres mezes de abnegação, por parte dos trabalha– dores que não pouparam esforço para corresponder aos meus intuitos, tive o prazer de abrir ao transito uma passagem que encurta o caminho de quasi seis leguas e dar passagem a actividade agricnla da zona do Araruary para a cidade de Macapá. Não fui necessario outra obra d'arte em toda a extensão da Estrada. A estrada passa pela propriédade dcnominada-Pim Pim-e desta á 4122 metros pelas propfridades-Ilha Redonda, Paricás, Campina Grande e Frechai, ficando esta ultima distante de l\facapá quasi 50 kilometros. Destas propriedades, só a do Frechai merece consideração, por– que as outras estiio quasi que em abandono. Todas estas proprieda – des cuidào na criaçiio de gado. Tenho esperança que com a abertura da estrada e com a ponte do Atalho, os proprictarios procurarãJ dar mais importan– ci1 as prôpriedades e concorrerão para o interesse proprio e pro - gresso do lugar com p'.luco dispendio de actividade. Prestão-se todos os terrenos adjacentes {i estrada, alem da industria pastoril á cultura de café, canna, algodão, assucar, etc., mas naturalmente é necessario muita actividade e bôa vontade da parte dos habitantes. A antiga estrada que do Frecha! ia até ao Porto Grande hoje está completamente desapparecida, e muito deu que fazer acertar com a picada para abrir a nova estrada. Os poucos seringueiros que elo Frecha! vão ao Araguary, sobem o rio Matapy, cm pequenas montarias até ao ponto deno– minado Porto e d'ahi por terra ao Porto Grancle-que dista 9900 metros
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