PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

- 106- se utilisa do traçado existente para por elle transportar os gcneros de sua lavoura. Julgo, portanto, bem servir ao Estado se vos dignardes de re– metter-mc a importancia de rs. :i:000$000 com a maxima brevi– dade, pan .que não sej 1 eu forçado a sustar os trabalhos que j{L de utilidade estão servindo; compromet,tendo-me a levar a effeito est:t obra de tão grande valor publico, s J for at-tenc!ida esta minha justa requisiçãC'. Retcro-vos os m3us protestos de subid:1 estima e elevada con– sideração.-Saúde e Fraternibade. ( Assignado )-JOÃO DOS PAS– SOS DA)IASCENO, Engenheiro. COPIA.-Secção de 01::ras Puhlicas.-Cintra, Estafo do Pará, vinte e um de Dez~mbro de mil oitocentos e noventa e seis.-Illustrissimo senhor doutor director.-Curnpro o dever em apresentar-vos, para os necessarios fins, todas as occorrencias até hoje da ias nos l!abalhos do pico para a es– trada de rodagem, por meio da qual ficará em communicabilidade esta ci– dade com a Villa de Ylatapiquára (Campina Secca), no município de l\fa. rapanim, do qual me acho encarregafo. Em officio datado de sete de no– vembro findo, demonstrei-vos a extensão do traçado então existente, effe– ctuado dos primeiros vinte dias uteis de trabalho. Actualmente com mais trinta e tres dias de sernço pud~ obter o accrescimo de mais vinte kilo– metros cento setenta e um metros, mantendo se sempre a largura media dos tres metros; neste trecho de serviço tenho <'ncontrado sempre terreno firme, salvando todas as nascentes de varias rios e seus affluentes, assim lambem salvo as enormes capoeiras que tanto atrapalhava os trabalhos ; hoje, porém, estam)s atravessan doas mattas virgens, espessas, de madeiras importantes, como sejam : angelim, cumarú, cupiúba, jaraneiras e cedrei– ros; estas madeires de valor, encontram-se em grupos, sendo que, a mor parte, são arvoredos de grandes dimensões, tanto em altura como no diame– tro, e pelo que fez se necessario, o augmento de mais trabalhadores de machado. Não tenho ainda chegado, como esperava, a margem do rio Ca– ripy, primeiro rio navegavel, devido as seguintes causas :-Primeira por lermos de construir nas distancias de trez em trez kilometros, barracões para o alojamento do pessoal, cuja cobertura de palha (palmeira ) é difficil ue encontrar-se nas mattas virgens, sendo neces,ario trazei a de lagares longinquos, havendo ainda a remoção de bagagens; todos estes trabalhos são feitos pelo mesmo pessoal, que em sua maioria são filhos deste lagar; segundo, por serem catholir-os e como tal, guardam os dias santificados pela egreja, accrescendo ainda casos de enfermidades, devido a constante mudança de aguas de varias rios, das quaes vamo-nos servindo. Não sende, casos de gravidade todavia perde-se algum tempo. Comtudo os trabalhos seguem com a passivei regularidade, aproveitando-se sempre os tempos opportunos. Este feito, que se acha sob a direcção da repartição de obras publicas terras e colonisação. desde já está significando a sua utilidade para o transito publico, aos habttantes de varias localidades, como sejam : da villa de Santarem-Novo e Povoação; Porto Seguro, no rio Maracanã; São Roberto e Nazareth, no rio Caripy, bem assim aos moradores das nas– centes dos rios: Innussú e Tóróca; estes de maiores extensão e outros muitos de menores capacidades. Apezar do rigoroso zelo no serviço e na manutenção do pessoal, da forma que uso para bem regularisar as despeza,, tenho sido surprehendido com as alterações de preços nos generos de pri– meira necessidade, que sobem de dia para dia; não obstante a maior parte d'elles são mandados vir da Capital, attendendo melhores qualidades; esta

RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0