PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

.. -103- carrinhos de mão para conducção do emprestimo é de um atrazo rotineiro e fatigante. O engrnheiro chefe adJptou em alguns trechos o ~ystema de aprofundar as valletas dos lados e tirar d'ellas o emprestirno das terras, que são lançadas pela pá dos trabalhado– res para cima dos aterros. Tudo isto não compensa os prejuisos que a Companhia tem em não possuir trilhos e troll~is para, esse serviço. A imprensa d'esta capital, por informações da Superitendrn– cia da Companhia, deu noticia da partida da ~]uropa de urna barca com carregamento de 500 tonelad:1s de trilhos, que ainda não che– garam. As obras realisadas ou em construcção constam de duas pon– tes e trez boeiros. No projecto approvado pelo Governo Federal as pontes sobre o Igarapé dos Santos <;) sobre o Igarapé Sant' Anna devem ter a superstructura metallica, mas como a Companhia ainda não rece– besse os pilares de ferro destinados a esse fim. o engenheiro chefe pcdio-me auctorisação para empregar provisoriamente pilares de madeira, o que foi autoris ido pelo sr. Inspector Geral. A ponte sobre o Igarapé dos Santos, 111 estaca 35, tem 60 me– tros de comprimento, e a do Igarapé Sant' Anna tem os encontros de alvenaria de pedra j:i e 6 esteios de bôa madeira assentados e acunhados no enrocamento do rio por uma camada de uelún. A terceira ponte sobre um Igarapé sem denominação é menor que as duas primeiras e se acha concluída. Os 3 boeiros construidos slo : 1 aberto, 1 capeado e outro feito por um systema novo de engradamento de madeira e com muita resistencia, tornando-se fluasi um pontill!ão. l~xiste em Alcobaça tubos dt' barro envidraçados que já foram alguns empregados para evitar a construcção de boeirus nas fortes passagens estreitas de aguas plu viaes. O engenheiro chefe tem ordenado abertura de pequenas es– tradas de rodagem, não só nos lugares em que a Estrada se afasta do rio para auxiliar o transporte de recur~o c do pessoal da mar– gem para ali, como tambem outra~ qu0 vão para o centro da matta para facilitar aos animacs o transporte da madeira d"stinada as pontes ou a serraria. Apezar do clima ser bom na região, o e~tado ~.rnitario deixa muito a desejar por causa das febres intermittentes, que grassam extraordinariamente n'a1uella zom, afastando do serviço dia– riamen~e mais de 20 °/o dos trabalhadores. Este est·1do de cousas tinha melhorado com a d;vastação das mattas, sem que entretanto cada vez mais s~ torne necessaria a presença ele um mt)clico por parte da Companhia. ~

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