PARÁ. Secretaria do Governo do Estado. Relatório apresentado ao governado do estado pelo secretario Manoel Baena em janeiro de 1897. Pará: Typ. do Diário Official, 1897. 288 p.

-102- .J.ª da constrnc~,ir) de obr(ls d',1rte (pontes pontilhões e boeiros) foi tos de ai v,;n:1ria l 1 U de madeira. O engenheiro chefe, reJonhc~endo a difficuJ.lade do em– prego lhs pedras existentes na região para as obras d'arte, por causa d I face lisa que aprc~entam nas suas diversas cRtratificaçõ~s offerecJn 10 r08istencü a p3gJ, da ar,2;,1m:1ssc1, estabele~Ju um 1. ul.1- ria provisoria que aproveita o,; exc.,Jleotes birros d,Ls mugens 111 confecção de telhas e tijolos d0sti111do.s os ulti,uos a substituir"m as pedras em todas as obras. Ü3 milhares d'estes productos que obs2,rvei e examinei em Alcobaçc1, s1·1 bons e s~ toroarJo melhores desde que a 1w.tsseira e forn 1 s provi., irios forem substit,uidos pelas machinas ele ferrJ que já ali existem. Para est2 fim o eng,rnheiro chefe rscolheu melhor local j unt0 do Igarapé ,los Santos, que tem exoellente barro, existindo par,1 i:;to uma edificaçito. A Companhia, tel11 além di,so em Alcobaça urna pequena ferraria , sem importancia, destinada a fabricação de parafusos para as obra, de arte e concertos de instrumentos de trabalho. Tem nuis um1 edificaçã11 coberta de zinco, onde funccion:1 uma s ~rraria a vapor, cuja descripção vereis acliant~ no arrola- mento que fiz a 5 de Novembro. · A Companhi I possue uma lanclu a vapor, dois gr,111dcs 8.t– veiros e quatro juntas de buis que auxiliam o Herviço de carga e de con,luçiio de madeira. O ,,ervir;o de locação estava em principio muito acliautalo por se achar o pessoal tcchnico dividido em duas secçõ~s, dirigidas uma pdo dr. Carlos Hunµ;ri:t e outm pelo dr. Hernuno Bitten – court. Tendo, porem, aqudles engenheiros se retirado da Compa– nhia, o primeiro por motivo de m0lestia em Agosto e o segunJo por disinteliigencia com o engenheiro chefe, cm Outubro, aquelle serviço ficou reduzido a uma só turma com cerca dll dez a onze kilomctros de linh:t locada alem do kilometro 5, que já foi atacado pela construcção. O mappa do serviço. que vo8 ri:metto, couu annexo n. 1, me• lhor vos esclarecerá n'e5se ,;eutido. O movimento da linha em comtrucç,io é muito pequeno. A altnm dos cortes é pe(1uena, regulando na m~dia de 1 a 3 metros, as , SJa vaçõcs são feitas em terra sulb, poucas vezl·S cm terra com pedr ,s, ainda n1o se ten:lo encontrado prclreira~, como era de presumir d'aquelle terreno ondulado. O tru11sporte u'aquella via-fcrrea é gralllle _e o systcma de

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