Revista do Ensino - v.1, n.6, 15 fev 1912

360 REVISTA DO ENSINO BIO L O GIA Méthodos: observação , ex perimentação, exploração pathológ ica, comparação.- Hy– pótheses da Biologia:a theoria da evolução. Por ACYLI NO de LEÃO A Biologia di stingue-se da s outrns sciências não somente pelo ponto de vista de dou trina , isto é, de ob jecto, tal como r esaltou da ·própria defini ção, mas também por seus meios de inves tigação, ou méthodos . D'estes, alguns, provindos das sci– ências anteriores, lhes são adaptados, com desenvolvimentos particulares; outros são de seu uso exclusivo . A comparação dos casos semelhantes e também dos casos di ffe r enter; dá-nos o meio de faz er variar , em larga es– cala, as circumstáncias biológicas. Por causa do gr ande número de animaes e de vege taes existentes no globo, uma particul aridade orgánica se apresen– ta ao obser vador sob as mais variadas fórmas possíveis. Cad::i. indivíduo forn ece de per si matéria á observa:;ão, devido ás mudanças que as differ entes edades acarretam ao seu organi smo . Tal succede em embryologia , principalmente dos vertebrados ; foi o exame sys temático das diver sas phases de desenvolvimento , do óvulo ao embryão e ao fe to, que pcr– mittiu , compar ando- as entre si n a escala zoológica, formular a lei da ontogênese, um dos princípios capit aes da theoria do transformi smo: «o desenvolvimento de um ser isolado (onto· genia) r epresenta d 'um modo geral uma curta r ecapitulação do desenvolvimento na série dos organismos (phylogenia). l) A existência das anomalias e monstruosidades contribue ainda , em suas variações, á applicação d 'es te méthodo: o monstro é muita vez r eprese ntante r egressivo de uma fórma ancestral , em parte ou no todo, legada por atavismo . Foi o méthodo comparativo que produziu as classifica– ções em Biologia. Pela observação dos caracter es externos a princípio, dos caracteres internos depois e, afinal, das diver-

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