Revista do Ensino - v.1, n.6, 15 fev 1912
REVISTA DO E rsINO 377 . l\1Iàximas Pedagógieas Como assumpto de interesse e que se firma no metbodo que naturalmente conduz á educação consci'ente e reflectida, publicamos as segeintes Seo_fenpa.s tir5!dt1s de _Restalozzi I - A Actividade é uma lei da meninice. Acostumae os meninos a fazer; - educae a mão. II - Cultivae as faculdades em sua ordem natural; forma e primeiro o espírito para instruil-o depois . III - Começae pelos s8ntidos e nunca ensineis a um me– nino o que elle puder descobrir por si. IV - Reduzi cada assumpto a seus elementos. Uma difficul– dade de cada vez é bastante para uma creança. v _ Avançae passo a ·passo. Sêde completo. A medida de uma informação não é o que o prafessor pode dar , mas sim o que a creança póde receber . VI - Cada lição deve ter um fito , quer immediato, quer r emoto . VII _ Desenvolvei a idéa ; dae depois o termo. Culti vae a linguagem. VIIl - Procedei do conhecido para o desconhecido; do par– ticular para o geral; do concreto para o abstracto; do mais simples para o mais complicado.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0