Revista do Ensino - v.1, n.6, 15 fev 1912

REVISTA DO ENSINO 371 Outro cazo mais sing ular ainda consiste em que o pro– fessor manda ler um período pelo proprio aluno e gravemente lho ordena que tire a, primeira oração, acoitando e ensinando - que excelente professor !- -que essa é a oração principal pelo fato de ser a prfrneira ' Não nos podemos suj eitar a este modo estranho de mi– nistrar o ensino . O período, como dissemos, póde ter uma ou muitas ora– çõis principais, tantas sejam as coordenad as, porquEI cada uma delas n ada mais é senão uma propozição simples ou uma propozição complexa. Mas este grave erro r ezulta da má compreenção que alguns professores nincla têm do processo de analize sintatica, pois que esse processo para eles consiste, uni camente, em ti– rar oraçõis e an alizal-as imperfeitamente nos seus elementos. Ora, r eduzir-se a tirar sómente oraçõis de um período, sem mesmo lhes dar a devida classifi cação é simplesmente fa– zer, ainda que superficialmente, uma analize chamada frazeo– lojica, que é o primeiro departamento da analize sintatica. O processo logico, u:e p arece, ~1 ão deve s_er esse e sim o que se lê no Diciona1'io (J,r aniatical do emmente profes• sor, dr. João Ribeiro , estabelecendo as bazes da analise sintatica. Ouzamos ampli ar então as regr as estabelecidas pelo ilustrado mestr e. Ja.-Dado o periodo, saber quepropozição ele encerra. 2ª.- Se fôr wna propozição simples tirar– lhe os elementos e classifical-os . 3ª.-Se o período encerrar uma propo– zição coniplexa, ti?'ar-lhe a oração principa l e as sitbordinadas e ana– lizar os seus termos. 4ª.-JJ(J;(J,o o cazo deuma propozição com,· posta, ver qiiantas coorclenadas con– tem, separal-a,s e fa zer a respectiva analize, observando se essas coo'rdena– das são simples ou complexas. 5ª. - Haverá no periodo tantas principais quantas coordenadas houver, ou vi– ce-versa . Ha outro ponto que àezejo ver elucidado. Não me parece lojica a classificação que muitos profes– sores e gramatici stas dão á propozição composta, declarando-a composta por subordinação e por coordenação. Neste engano, se assim me posso exprimir, incorrem muitos autores de compendias e entre eles estava o erudito mestre, dr. Maximino Maciel.

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