Revista do Ensino - v.1, n.5, 15 jan 1912
326 REVISTA DO ENSINO Assim o permittam as condicções financeiras de thesou– ro, esta idéa deve ser levada a effeito, porque são patentes as vantagens que ao Estado e ao ensino r esultarão do augment? das offícinas actuaes com a reunião a ellas da Imp rensa Offi– cial. Apesar de mu ito deficiente a organisação sob que ~ra– balham, ellas apresentam todos os dias provas surprehendente do quanto se pode obter das aptidões artísticas dos seus _ope– rarias . Das officinas de impressão e encadernação do Instituto sahem obras que não envergonham nossa- escola profissional. Já c,)bdecendo á inspiração da reforma projectada, cujo plano geral está assente, o governo, por decreto n. 1666 d~ 1 º de Fevereiro de 19rn, extinguiu o lugar de· chefe do ensrno theorico, mandado que suas attribuições ficassem a cargo do d irector do Itstituto . _ Os fact os vinham apontando a inutilidade de tal fun – cção, reconhecida mesmo pelo funccion ario que a exei;cia , e a pratica, apóz a suppressão do cargo, fez prova provada do acerto da medida . , Realmente, ao passo qu e o Inst ituto não pode prescin– dir de um chefe do ensino profi ssional , só e exclusivamente votado a elle, disp ensa o lugar de chefe do ens ino theori co , que não pode ser outro que não o director do internato . O Instituio diplomou no anno passado, como operari a s de segunda classe , os seguintes edu cando~ : Typog rapho-Aliathar de Alencar Fi alho Encadernador - Arsenio da Cruz Fléxa » - W aldemar Bentes Rodri gues A lfaiat e- Djalma Ferreira Foi de 233 o numero de educandos internados no Ins– tituto durante o anno de 1910; mas poderi ama s dup~i c~r -este numero , se attende~semos a todos os pedidos de adm1ssao . As v agas , dado o limite qu e o Governo t em mantido desde a cri se de 1907-1908, não ultrapassam de 3 o, ma is ou menos , por anno. Em F_evereiro de 1910, foram transferidos do Instituto Orphanolo~1co do Outeiro para o Laur o S odré v inte educan– dos, que n aquelle haviam attingido a edade rnaxima em qu e lá podiam permanecer.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjU4NjU0