Revista do Ensino - v.1, n.5, 15 jan 1912
812 REVISTA DO ENSINO * Chili e Argentina e Uruguay constituem grupo mais coheso, de CLVl– lisação egual a do Mexico, mui to superior a dos grupos peruviano e colom– biano, apesar de mais tardia iniciação no cul tivo da ar te e da sciencia e da menor tutela adrµin istrativa da me tropole, que a nominalidade daquella e con– traproducencia desta bastantemente explicam. O Paraguay, onde o idéal j esuíta completou em gerações successívas sua obra de estiolamento do espírito de liberdade e o despotismo militar o sucedeu na regencia da nação estiolada para a. sacrificar na guerra feroz de 1865 a 1870 por elle provocada, viveu e contrnúa apar tado da regra geral de cul tura do occidente sem consciencia desse affastamento e sem iniciação no s meios de obvial-o, pois em 1908 possuia apenas 345 aulas publicas. A arte dos tres estados foi sómente instituida com regularidade como elemento de educação nacional no seculo XIX após a independencia política. E .º. Chilí log rou en tre todos precedencia, apregoada pela historia e pela critica. No Chili, colonisado em 1541, independente de 1810 a 1818 na batalha de 1\1.aypu, a Universidade de San F tilippe de Santiago é de 1738, a imprensa penetrou em 1811 , a bibliotheca de Santiago em 1840 possuía 12 mil livros, a Academia de Bellas .Artes com museu e escola de artes e officios fo i em 9 de .Março de 1849 annexa á Un iversidade á principio sob a direcção do pin– tor napolitano Alessandro Ciccarell i até 187 1 e do pintor francez Raymond Monvoisin, os quaes haviam estado na cidade brasileira do Rio de J aneiro, cujo museu posme os retratos do Co•idc ele A.ljeziir e da Condessa de Aljezur de Cicarelli e excellente retrato de Pedro II por l'.\Ionvoisin, e por fim dos pintores Ernest Kerbach, allemão, Juan Mochi, italiano, Fernando Alvarez de Sotomayor, hespanhol. L ograram fama na éra colonial os esculptores Ambrosio Santeli ces (1740-18:l3), aprendiz do Collegio dos jesuítas, tambem architecto e lettrado, creador da arte chilena, auctor da Virg em do Ga1·mo do mosteiro de São Francisco e do São Pedro da cathedral de Santiago, Ignacio Andia y·Varela (1757-1822), esculptor da Pyramide de Chacabuco e tambem pintor da scena allegorica da Murte, P edro Santelices, filho e discípulo de Ambrosio, fallecido em 1842. No seculo XIX são notaveis os pintores Anton io Gana, Manoel Mena, Jorge Castanheda, Luciano Lainez, Pedro Churi, discípulo de C:iccarelli, fal– lecido em 1846, Francisco J avier Mandiola y Campos, discípulo de .Monvoisin , auctor dos Mendigos, L orenzo Adaro, Francisco David Silva, Antonio Smith y Irisarri (183'.l-1877), discípulo de Ciccarelli e de Markó, introductor da paisagem natural em 1866, auctor do Pôr do Sol nos Andes e do Valle de Santiago, Pascual Ortega, auctor da Santa Rosa da cathedral de Santiago, Thomas David Sanchez, fallecido em 1886, Vicente de La Barrera, Benito Basterrica, dedicado a caricatura, auctor da copia do mtimo Dia de Gari·ern do uruguayo Blane, Manoel Antonio Caro, especialista em costumes locaes, anctor da Zamacileca, Angelito, (!ucurucho, Falte,JJ1 ochito, da Abdicação de O IIiggins, Miguel Campos, auctor dos Pescadores e do San Martin Atraves– sando os Andes, Pedro Leon Carmona, director em 1888 da Academia de pintura da u~iversidade catholica, auctor da Cratél·a e do Vulccio_ R e_negado, Agustina Gutierrez (1851-1886), auctora da Armida e R eynaldo, Nicolas Guz– man nascido em 1850, auctor dos Ultimas Momentos de Peclro de Valdivia do ~useu da Academia, Pedro Churi, Alberto Orrego y Luco, Clemencia Orrego y Luco, Salvador Alfredo Jorge Smith y Canales de La Cerda, Maria
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